Desenvolvimento do turismo é pauta de reuniões em Brasília

Prefeito e secretários se reuniram com representantes de diversos ministérios para discutir gargalos

Sábado, 15/02/2020 | Superintendência de Comunicação .

O prefeito de Angra, acompanhado de vários secretários municipais, esteve em Brasília, nesta semana, para importantes reuniões. Algumas ocorreram no Ministério do Turismo e foram um desdobramento dos encontros já realizados, em Angra, entre os Governos Federal e Municipal, visando o desenvolvimento do turismo.
Esses encontros reuniram, em um mesmo lugar, representantes de vários ministérios com o objetivo de agilizar as ações em Angra. Foram dois dias de muitos debates e discussões sobre os principais gargalos que impedem o desenvolvimento do turismo qualificado no município.
Um dos destaques da reunião foi o Projeto de Gestão Integrada da Orla Marítima, conhecido como Projeto Orla, que busca implementar uma política nacional que harmonize e articule as práticas patrimoniais e ambientais, com o planejamento de uso e ocupação da orla costeira. A ideia é construir um plano de ação para uma melhor utilização destes espaços, que incluem quiosques e cais. O assunto terá um desdobramento, em Angra, de 9 a 19 de março, quando serão realizadas oficinas sobre o tema.
Esses encontros no Ministério do Turismo também discutiram os problemas de saneamento básico na Ilha Grande e Praia do Anil; legislação ambiental; ampliação do aeroporto; duplicação da rodovia Rio-Santos; promoção de eventos; como atrair investimentos privados; entre outros temas.
E essa parceria entre os governos municipal e federal já está gerando resultados imediatos, apesar da maioria vir a médio e longo prazo. A Agência Nacional das Águas concedeu a outorga para que a Prefeitura de Angra possa construir um novo reservatório de água no Parque Mambucaba, o que colocará fim a falta de água no bairro.
Participaram dos encontros representantes dos ministérios do Turismo, Meio Ambiente (e ICMBio), Infraestrutura (Secretaria de Portos), Economia (Secretaria de patrimônio da União - SPU) e Desenvolvimento Regional (Secretaria Nacional de Saneamento).
Uma nova agenda sobre o desenvolvimento do turismo já está marcada. Vai acontecer na segunda-feira (17) quando o ministro do Turismo, senador, e alguns deputados visitarão Angra dos Reis. Estão previstos um sobrevôo pela Ilha Grande, uma visita ao porto, reuniões e uma ida até a Praia do Bananal, na Ilha Grande, para conhecerem o projeto de criação do peixe Bijupirá.

LIXAO ZERO

Na quarta-feira (12) o prefeito de Angra participou de uma solenidade, no Palácio do Planalto, que marcou o lançamento do programa Lixão Zero. O evento contou com a presença do presidente da república.
- O Lixão Zero vai destinar recursos para o tratamento de resíduos sólidos em 57 municípios do Brasil, incluindo Angra dos Reis. Agradeço ao Governo Federal e ao Ministério do Turismo por olhar com carinho para Angra – agradeceu o prefeito.