Parceria da Prefeitura com o Colab completa um ano

Reunião na Defesa Civil discutiu os números e expectativas para 2020

Quinta-Feira, 13/02/2020 | Superintendência de Comunicação .

Para celebrar o primeiro ano de parceria com o Colab, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica, realizou, nesta quinta-feira (13), no auditório da Defesa Civil, uma reunião para apresentar os números, expectativas e novas ações para mais um ano de trabalho.
Diversos representantes e funcionários das secretárias participaram do encontro. O objetivo é fazer com que os setores possam participar cada vez mais do projeto. Ao longo de um ano, foram realizadas cinco consultas públicas, 407 publicações e 708 usuários se cadastraram. Os assuntos mais discutidos pelo aplicativo foram: buracos nas vias públicas e descarte de lixo.
A Prefeitura também procura usar a plataforma para aproximar a população dos seus serviços prestados. No mesmo período, a instituição realizou consultas que são questionários sobre determinados assuntos e os comunicados, que são os informes sobre as novidades na gestão municipal.
- Colab é mais do que um aplicativo, é uma ferramenta de política pública. Quando canalizamos as demandas da cidade, por meio deste aplicativo, conseguimos ter indicadores e relatórios que ajudam na melhoria da gestão do município. Nossa meta é aumentar o número de usuários para quase quatro mil e atingir 2% da população. Precisamos também aumentar nossa taxa de resolução, que está em 50%. O mais importante ainda é a divulgação, pois traz melhorias para cidade e evita que os moradores tenham que se locomover para realizar as reclamações – destacou o superintendente de Políticas Públicas.
A estrutura do Colab é formada por um ambiente de interação entre os usuários, via web, e aplicativos para smartphones. A plataforma possui um ambiente administrativo, no qual a prefeitura vai poder gerenciar as demandas e as iniciativas de participação dos cidadãos, com o objetivo de aprimorar a administração pública. O principal foco do programa é aproximar os cidadãos do poder público, de forma intuitiva e transparente. Usuários de Android e iOS podem baixar do aplicativo do Colab em seus smartphones e compartilhar os problemas de suas cidades. O download é gratuito.