Angra no “Dia D” da mobilização nacional contra o Sarampo

15 locais vão estar abertos no próximo sábado (15), das 9h às 16h

Quinta-Feira, 13/02/2020 | Superintendência de Comunicação .

A população de Angra dos Reis vai ter mais uma oportunidade para se imunizar contra o Sarampo. No próximo sábado (15), das 9h às 16h, acontece o Dia D da Campanha Nacional contra a doença, organizada pelo Ministério da Saúde e, no município, 14 locais vão estar de portas abertas para oferecer a vacina. O objetivo é interromper a transmissão do sarampo e eliminar a circulação do vírus.
Até os 29 anos, a recomendação é a imunização com duas doses da vacina. Portanto, se a pessoa tomou apenas uma ou não tem certeza de ter tomado a segunda dose, deve procurar uma unidade de saúde. Dos 29 aos 59 anos, a imunização é feita com apenas uma dose. É importante que, se possível, o usuário apresente o cartão de vacinação.
- É preciso reforçar que as crianças a partir de 6 meses em diante têm a necessidade de tomar duas doses da vacina para completar o esquema de vacinação – explicou a diretora de Saúde Coletiva da Prefeitura de Angra.
Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.
De acordo com o Departamento de Saúde Coletiva de Angra dos Reis, a campanha de intensificação segue até o dia 13 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as unidades que possuem sala de vacina e outro Dia D está programado para o dia 7 de março, para atender às pessoas que não podem ir a uma unidade de saúde nos dias de semana.

POSTOS DE VACINAÇÃO NO DIA D – 15/02

1º distrito: Praça Codrato de Vilhena (Papão) e Shopping Piratas
2º distrito: Cem Japuíba, ESF Belém, ESF Banqueta, Condomínio Vale da Banqueta
3º distrito: Cem Jacuecanga, ESF Camorim, ESF Cantagalo, ESF Petrobras e Cras da Monsuaba
4º distrito: SPA Frade, SPA Parque Mambucaba, ESF Bracuí
5º distrito: ESF Vila do Abraão

BLITZ DA SAÚDE

Além da vacinação contra o Sarampo, quem for ao Shopping Piratas, neste sábado (15), a partir das 9h às 16h, vai ter acesso a diversos serviços gratuitos oferecidos pela Secretaria de Saúde, na Blitz da Saúde. A ação, realizada por meio de uma parceria entre o Shopping Piratas e a Prefeitura de Angra, vai acontecer no primeiro piso.
No evento haverá: orientação contra o Aedes Aegypti; orientações em saúde nas áreas de violência, saúde do idoso e do homem; tabagismo e IST Aids; distribuição de preservativos; cadastramento e segunda via do cartão SUS; verificação de pressão arterial e glicemia; requisição de mamografia; orientação e exposição de métodos contraceptivos e para autoexame da mama; atividade educativa em saúde bucal com distribuição de kits e presença do Samu com ambulância.

Secretarias relacionadas: Saúde