Mais 106 cirurgias de catarata realizadas

A expectativa é de que 800 operações sejam feitas só neste ano

Segunda-Feira, 10/02/2020 | Superintendência de Comunicação .

O Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) recebeu mais um mutirão de cirurgias de catarata, neste final de semana. Foram ao todo 106 operações, acompanhadas de perto pelo prefeito que esteve presente no sábado (8) e no domingo (9).
- Meu compromisso é cuidar de todo mundo, mas principalmente daqueles que não têm plano de saúde, que é a maioria da população – afirmou o prefeito
Sábado foram 55 e domingo mais 51. Algumas pessoas não puderam ser operadas devido a outros problemas de saúde, como pressão alta, por exemplo. A previsão é de que o próximo mutirão aconteça em março e contemple mais 240 cirurgias. Este ano, a estimativa é de que 800 operações sejam realizadas mas, se for preciso, outras serão contratadas. O ano de 2019 chegou ao fim com 975 cirurgias realizadas.
- Todo mundo que tem catarata tem certa dificuldade para enxergar. Eu conversei com algumas pessoas e falaram muito bem da equipe e isso passa pra gente certa segurança, a gente vem com mais tranquilidade fazer a cirurgia – explicou a pedagoga aposentada, Conceição Nouer, de 70 anos.
A equipe das cirurgias conta com médicos oftalmologistas, anestesista, instrumentador e profissionais de enfermagem. De acordo com a equipe do HMJ, a catarata é uma das principais causas de cegueira no mundo, e os idosos são os que mais sofrem com o embaçamento visual causado pela doença.
Para ter acesso à cirurgia de catarata, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e lá o médico fará um encaminhamento para o setor oftalmológico do HMJ. Após consultas e exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será realizada.
Acompanharam o prefeito na visita ao mutirão, no sábado, o vice-prefeito, três vereadores, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, além de alguns secretários municipais. Eles foram recebidos pelo secretário-hospitalar responsável pelo HMJ.

NOVIDADES NA SAÚDE

O prefeito conversou com os pacientes que aguardavam a cirurgia e explicou alguns dos projetos, na área da saúde, que a Prefeitura tornará realidade em breve, como o Hospital do Olho, que além de catarata vai oferecer cirurgias de glaucoma e retina, entre outros serviços. Também foi anunciado que, em três meses, o Centro de Oncologia, que vai funcionar no HMJ, deve iniciar os atendimentos, realizando quimioterapia e operações de câncer.