Angra no Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde

O encontro aconteceu nessa quinta-feira (6), em Seropédica, com a presença do prefeito de Angra e do ministro de Infraestrutura

Sexta-Feira, 07/02/2020 | Superintendência de Comunicação .

O prefeito de Angra dos Reis participou, nessa quinta-feira (6), do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Costa Verde, realizado na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, com a presença do Ministro de Infraestrutura, mais prefeitos da região, parlamentares e representantes do governo do estado do Rio de Janeiro.
No encontro, o ministro explicou a importância da infraestrutura para o desenvolvimento do Brasil e elencou os planos do Governo Federal para a concessão de rodovias federais cariocas. Tarcísio aproveitou a oportunidade para afirmar que a duplicação da rodovia Rio-Santos vai acontecer.
- O estado do Rio de Janeiro merece essa duplicação. Estamos tento uma oportunidade histórica de fazer este investimento, colocando a Rio-Santos dentro do projeto de concessão da Dutra. Essas obras são esperadas há mais de 30 anos e vamos oferecer um modelo muito bom, que vai dar orgulho à sociedade – ressaltou o ministro.
Para o prefeito, o Fórum de Desenvolvimento Sustentável foi um momento importante para os representantes dos municípios da Costa Verde, que puderam sanar suas dúvidas e dar sugestões sobre o processo de concessão do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro – São Paulo, composto pela BR-101 (Rio-Santos) e parte da BR-116.
- O Governo Federal está nos ouvindo. Só temos a agradecer esta interação com as cidades. Em breve, como anunciei na Audiência Pública realizada pela ANTT, em Angra, nesta semana, o presidente vai receber, em Brasília, os prefeitos, vereadores e lideranças da região, para mais um passo importante nessa discussão – reafirmou o prefeito.

DUPLICAÇÃO DA AYRTON SENNA

O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria do ministro de Infraestrutura para a realização das obras de duplicação da Avenida Ayrton Senna e readequação viária da Avenida das Caravelas.
- O apoio do Ministério da Infraestrutura foi essencial para a realização da última etapa das obras, que já está caminhando para a fase de conclusão. Essa intervenção vai acabar com o gargalo no trânsito que hoje atinge a quem entra e sai da cidade – explicou o prefeito, fazendo um convite especial para que o ministro esteja presente da inauguração da obra.
Para o ministro, a duplicação da via é um mérito do prefeito. “O prefeito trouxe esse projeto para nós e tivemos condições de atender a sua solicitação em função de haver na área da obra uma linha férrea abandonada”.
As intervenções no chamado “trecho 2”, que equivale a cerca de 80 metros de extensão e vai do quiosque da Praia do Anil, próximo à entrada do Aquidabã, até a rodoviária, foram iniciadas em janeiro.
- Estamos hoje fazendo a preparação da base e subleito. Depois, vamos partir para a fase de meio-fio e pavimentação. Paralelo a isso, a Enel fará a relocação da linha de transmissão – explicou o secretário-executivo de Obras do município, destacando que o prazo para conclusão dos trabalhos é 17 de maio.
Já foram feitas as intervenções no primeiro trecho da obra, que compreende a pista marginal à Praia do Anil; e no trecho 3, que começa na rodoviária e vai até a entrada do bairro Marinas. Ao todo, serão utilizados na obra cerca de 34 mil metros quadrados de revestimento asfáltico, com custo inferior a R$ 8 milhões. Além da duplicação das pistas, que terão 7 metros de largura cada, o projeto inclui ciclofaixa, calçada, muro de concreto como divisória e proteção da calçada e cortina atirantada no morro.