400 atendimentos no mutirão de urologia

A ação aconteceu no último sábado, no Cem Centro

Terça-Feira, 04/02/2020 | Superintendência de Comunicação .

Sábado foi dia de cuidado com a saúde do homem em Angra dos Reis. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, organizou um mutirão de urologia no Centro de Especialidades Médicas (Cem) do Centro. Aproximadamente 400 atendimentos foram realizados.
- Tivemos três médicos urologistas realizando além das consultas, exames físicos. É importante explicar que já vamos dar sequência no tratamento dos pacientes, realizando os exames solicitados na consulta e, se houver necessidade, os encaminhando para uma fila prioritária para a realização de cirurgias – informou o secretário, acrescentando que o objetivo da Saúde é realizar mutirões em outras especialidades para dar fim às demandas existentes na rede.
Os pacientes atendidos no mutirão foram referenciados pelos médicos nas unidades básicas de saúde, como foi o caso do aposentado Isaías do Nascimento, morador do Morro da Cruz.
- Eu achei ótimo esse mutirão, pois é muito importante para a saúde do homem. Se a gente não se cuidar, pode ter que encarar uma doença avançada e ter pouca chance de tratamento. Temos que ter amor à nossa vida – frisou o paciente.
O secretário de Saúde também fez um importante alerta aos homens.
- É notório que o homem ainda tem resistência para se tratar, especialmente os pacientes urológicos e proctológicos. Nessas especialidades, a mulher consegue um tratamento mais precoce e mais definitivo. No homem, por conta de preconceito, quando a gente descobre a doença, muitas vezes, ela já está avançada. Temos que acabar com esse preconceito – orientou.

Secretarias relacionadas: Saúde