Preservação do paraíso Ilha Grande

Secretarias se unem para discutir o ordenamento e a manutenção das belezas naturais da localidade

Terça-Feira, 28/01/2020 | Superintendência de Comunicação .

Reconhecida mundialmente por suas belezas naturais, a Ilha Grande se tornou, em 2019, Patrimônio Natural da Humanidade, título concedido pela Unesco. Com o objetivo de promover o ordenamento turístico e proteger o meio ambiente, representantes de diversas secretarias se reuniram, na tarde dessa segunda-feira (27), no salão nobre da Prefeitura de Angra.
- Falando como morador da Ilha Grande, a nossa preocupação é com a sobreexploração dos seus atrativos naturais. Hoje, a ilha vive praticamente de turismo e, se a gente perder estes atrativos, perde a sua principal economia. O nosso grande desafio é pensar em quantas pessoas estes atrativos suportam por dia e de que maneira podemos fazer o controle de fluxo. Esta foi a nossa discussão – explicou o secretário-executivo da Ilha Grande.
Os representantes das secretarias de Governo, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Planejamento e Gestão Estratégica, Segurança Pública, Serviço Público, Pesca, Agricultura e Aquicultura, TurisAngra, Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) e Saae também puderam conhecer e discutir, no encontro, um sistema de controle e gestão da capacidade de suporte turístico-ambiental da Ilha Grande, elaborado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras, a Certi.
- Nossa reflexão é sobre que tipo de turismo queremos para a Ilha Grande, pois precisamos dar um choque de ordem para preservar o nosso Patrimônio Natural da Humanidade – finalizou o secretário-executivo da Ilha Grande.