Capacitação sobre licenciamento ambiental digital

O evento aconteceu na tarde de ontem (16), no Centro de Estudos Ambientais

Sexta-Feira, 17/01/2020 | Superintendência de Comunicação .

Arquitetos, engenheiros e consultores de Angra dos Reis participaram, na tarde dessa quinta-feira (16), no Centro de Estudos Ambientais, na Praia da Chácara, de um evento gratuito sobre a plataforma municipal de licenciamento ambiental digital. O evento foi conduzido por técnicos do Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar) e da empresa responsável pelo software e teve o objetivo de capacitar os profissionais na plataforma digital, que é cada vez mais utilizada e essencial no mercado de trabalho.
Desde agosto do ano passado, os novos processos de licenciamento relacionados às novas obras ou cortes de árvores em Angra dos Reis são 100% informatizados e possuem entrada somente digital. Os ganhos para a gestão pública são muitos, como a desburocratização, a diminuição no uso de papel e a otimização da gestão de dados.
Os requerentes também ganham com a mudança. Com o licenciamento ambiental digital, os processos ficam mais rápidos, práticos e transparentes. Quem quiser entrar com algum processo não precisa mais ir até o setor de Protocolo do Imaar, no Centro de Angra, podendo fazer isso da própria casa ou do trabalho. Depois, o acompanhamento do andamento processual poderá ser feito do mesmo modo, pelo computador, sem a necessidade de ir à autarquia.
O endereço da plataforma do licenciamento digital é angra.licenciamento.net.br. O procedimento é simples. O usuário precisa fazer um cadastro e obter uma senha. A partir disso, poderá dar entrada em processos. Por meio da plataforma digital é possível requerer alvarás de construção e licenças ambientais, no caso de residências; licença prévia, de instalação e de operação, ou mesmo a licença simplificada, para atividades; além de autorizações ambientais diversas, como corte de árvore, desmonte de rocha, movimentação de terra, dentre outras.