Bonfim recebe 1ª edição do Angra Vive neste sábado

Programa reúne intervenções em diversas áreas como saneamento básico, meio ambiente e esporte

Quarta-Feira, 08/01/2020 | Superintendência de Comunicação .

Tornar Angra dos Reis autossustentável, desenvolvida, funcionando plenamente e em harmonia com o meio ambiente. Esses são alguns dos objetivos do programa Angra Vive, desenvolvido pela Prefeitura, que terá sua 1ª edição neste sábado (11), envolvendo o Corredor Turístico da Estrada do Contorno, com as atividades na Praia do Bonfim.
O programa Angra Vive inclui intervenções urbanas, melhorias na iluminação pública e ações nas áreas de saneamento básico, meio ambiente, turismo, acessibilidade, esporte e cultura. Diversos setores do governo estão trabalhando em conjunto, capitaneados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, com a participação ativa do Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae), Secretária Executiva de Serviço Público e Superintendência de Urbanização, Parques e Jardins.
O bairro do Bonfim foi escolhido como projeto-piloto mas, em breve, outros locais serão contemplados como, por exemplo, a Vila Velha.
- A escolha do Bonfim como o projeto-piloto foi feita baseada em alguns pontos importantes. É muito perto do Centro da cidade, com acessibilidade muito boa; está perfeitamente limitado o início e o fim da praia; é uma localidade com muita história, perto de uma igreja histórica e também é um local bonito e que permite com que as pessoas possam ir a pé ou de bicicleta – explicou o presidente do Saae.
A programação do primeiro Angra Vive terá as atividades esportivas concentradas na parte da manhã. O destaque vai para a 1ª etapa do Circuito Angrense de Canoagem Oceânica, com largada às 9h30. Os interessados em participar devem chegar mais cedo para fazer a inscrição no local da prova. Haverá ainda aulas de zumba e aeroboxe, jogos de vôlei de praia feminino e masculino, ginástica funcional e futebol de areia.
Às 10h, está marcada a entrega de dois reservatórios de água com capacidade para 15 mil litros cada. Eles terão local próprio para o abastecimento e controle absoluto do envio e alimentação de água para a população próxima.
Em seguida, às 10h30, acontece a reinauguração da Estação de Tratamento de Esgoto do Bonfim, que foi totalmente modernizada. Quinze mil litros de esgoto por hora podem ser tratados na ETE, que por ser físico-químico trata o esgoto puro que chega e também a mistura de água com esgoto. Também foram colocados aspersores com o objetivo de neutralizar os odores.
Do lado da ETE ficará o local de embarque e desembarque para cadeirantes e idosos, com rampa adaptada. Nesse espaço será lançado, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, o projeto Praia Para Todos, que visa tornar o banho de mar acessível às pessoas com deficiência, com autonomia e dignidade.
À tarde estão previstas a limpeza da praia e a inauguração dos Postos de Entregas Voluntárias, que constam em três pontos, com duas lixeiras cada, para recolhimento de material orgânico e reciclável. Na parte cultural, o destaque será a apresentação de voz e violão do cantor Perez. O evento será encerrado em clima de alto astral com o DJ Jacaré.

PROGRAMAÇÃO:

8h30 às 9h30 – Aeroboxe e Zumba
9h- Vôlei de Praia Feminino
9h – Vôlei de Praia Masculino
9h30 – Circuito Ginástica Funcional
9h30 às 10h45 – Canoagem Oceânica
10h – Futebol de Areia com times da comunidade
10h – Inauguração dos reservatórios de água
10h30 – Reinauguração da Estação de tratamento de esgoto (ETE)
11h – Lançamento do projeto Praia Para Todos / Aula experimental de Stand Up / Entrega de equipamentos / Entrega do novo local de armazenagem de barcos / Lançamento dos projetos Meninos da Praia e Mulheres Sobreviventes do Câncer de Mama, desenvolvidos pelo Noa Canoa
14h às 15h – Limpeza da Praia e Inauguração dos Postos de Entregas Voluntárias, para recolhimento de lixo orgânico e reciclável
15h – Voz e Violão com o cantor Perez
16h – DJ Jacaré (Rádio Costazul FM).