Angra terá UPPs no Frade, Belém e Camorim

Anúncio foi feito pelo governador ao prefeito, vereadores e demais autoridades em reunião na tarde de hoje (23), em Angra dos Reis

Segunda-Feira, 23/12/2019 | Superintendência de Comunicação .

O governador do Rio de Janeiro anunciou, hoje (23), através de videoconferência, a instalação de três Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na cidade. Elas ficarão nos bairros do Camorim, Frade e Belém, locais que foram escolhidos a partir de dados da Inteligência da Polícia Militar, já que essas localidades têm forte impacto no tráfico de drogas e armas da região.
- Estamos projetando um novo modelo para as UPPs, com foco também nos serviços sociais para a população, e as unidades de Angra dos Reis serão as primeiras instaladas com esse conceito – afirmou o governador.
Essas UPPs serão construídas em locais estratégicos das comunidades, com o apoio de Prefeitura de Angra, e virão acompanhadas de projetos sociais que gerem emprego e renda para os moradores.
- O governador quer que a gente vá além. Quer que a gente resgate a segurança, mas também a cidadania desses jovens envolvidos com o crime e o tráfico. Vamos trabalhar junto com a Secretaria de Trabalho e Renda com atendimentos de direitos humanos, na área de emprego e renda e oferecer cursos que possam realmente reinserir essas pessoas no mercado de trabalho e na vida social, para que assim se afastem do crime – explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Para trabalhar nessas UPPs, que de acordo com o Governo do Estado, serão inauguradas até o fim de janeiro de 2020, nos próximos dias Angra dos Reis já vai receber 120 policiais. Além das UPPs, esses profissionais atuarão em grupos de ações táticas.
- Cada UPP vai ter um comandante de companhia para que ele seja o elo com a prefeitura, com as outras secretarias do Estado, com os vereadores, para que entenda todo o cenário e consiga fazer com que tenha efetividade no seu planejamento, no policiamento daquela região – explicou o secretário de Estado de Polícia Militar.

MUDANÇA DE LOCAL DO BATALHÃO DA PM

Outro ponto abordado na reunião foi a vinda de um carro blindado para Angra dos Reis. A princípio será um usado, mas assim que o Estado concretizar a compra de novos veículos, um deles será destinado para a cidade.
Outra questão discutida na reunião entre prefeito e vereadores, com os representantes do Governo do Estado, foi a mudança da sede do 33º Batalhão de Polícia Militar do Parque Mambucaba para a região central da cidade. Essa seria uma ação estratégica, mas que de maneira alguma deixaria a região de Mambucaba desprotegida.
- A vinda do batalhão é estratégica, a partir do momento em que há a grande necessidade da ampliação do policiamento ostensivo, mas não vamos deixar o Parque Mambucaba sem policiamento, haverá um reforço lá também. A estrutura que existe lá ficará como uma Companhia – afirmou o secretário de Estado de Polícia Militar.
A equipe do Governo do Estado anunciou outra medida positiva para Angra. Os policiais militares serão capacitados e poderão, em breve, começar a registrar as ocorrências sem que seja necessário o deslocamento para a delegacia. Com isso os policiais permanecerão mais tempo nos seus locais de policiamento.
- Viaturas da Policia Militar terão um laptop onde registrarão direto a ocorrência. Agora é só o tempo de capacitar os profissionais e começar o trabalho – informou o secretário de Estado de Polícia Civil.
O prefeito de Angra considerou a reunião positiva e agradeceu o apoio que vem recebendo do Governo do Estado.
- Esse é um trabalho inédito e não tenho dúvida de que vamos colher o resultado. Quero agradecer muito ao governador por essa disposição inédita de dar apoio ao município de Angra dos Reis, como nenhum outro governador, na área de segurança, nos deu – afirmou o prefeito, lembrando que o Governo Municipal tem auxiliado o Governo do Estado no combate à criminalidade com a compra de viaturas, instalação de câmeras de monitoramento, implantação do disque-denúncia Angra, contratação de policiais para o Proeis, entre outras ações.
Além da equipe do Governo do Estado e diversos secretários municipais, a reunião de hoje contou com a presença de praticamente todos os vereadores da Câmara Municipal de Angra dos Reis e de três deputados estaduais e de um deputado federal.