Educação lança material de apoio do EscolAtlas

A ideia é que professores, estudantes e gestores possam se tornar produtores de mapas

Terça-Feira, 17/12/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto de Educação de Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense – IEAR-UFF promoveu na sexta-feira (13), no auditório da E.M Júlio César Larangeiras, no Balneário, o lançamento do material de apoio do EscolAtlas. Ele servirá de base para uma publicação anual - EscolAtlas - que reunirá diferentes produções cartográficas desenvolvidas por grupos ou instituições ligadas ao ambiente escolar.

A ideia é de que seja construída uma rede de cooperação composta por diferentes escolas para a produção do EscolAtlas, tendo com base as experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Por meio dele estudantes de geografia da UFF e professores da rede municipal e estadual desenvolveram projetos de produção cartográfica nas E. M. Alexina Lowndes, E. M. Benedito dos Santos Barbosa, E. M. Mauro Sérgio da Cunha e no CIEP 302 - Charles Dickens.

O material de apoio do EscolAtlas visa oferecer os instrumentos necessários para que professores, estudantes e gestores possam participar ativamente como produtores de mapas e de conhecimento, fazendo uso de aplicativos como Google Maps, Google Earth, entre outros.

Participaram do evento professores da UFF, coordenadores da Secretaria Municipal de Educação, professores da rede municipal e estadual de Angra dos Reis e estudantes do curso de geografia da UFF.