61 casais dizem ‘sim’ no 3º Casamento Comunitário de Angra

A cerimônia aconteceu na manhã de sábado, no Colégio Naval

Segunda-Feira, 09/12/2019 | Superintendência de Comunicação .

O dia 7 de dezembro de 2019 vai ficar marcado na história de 61 casais que participaram da 3ª edição do Casamento Comunitário de Angra dos Reis, realizando o sonho de oficializar sua união. A cerimônia, organizada pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e os cartórios RCPN do 1º,2º e 4º Distrito, aconteceu nas dependências do Colégio Naval, num lindo sábado de sol. O evento teve direito a banda instrumental de altíssimo nível, fotos oficiais e coquetel para os convidados dos noivos, tudo gratuito.
- Esse é um momento muito especial para nós, pois o sonho de toda mulher é se casar. Estamos muito felizes e gratos por esta oportunidade – disse Raiany Conceição, 19 anos, que se casou com o companheiro João Lopes, 32 anos, com quem vive há cinco anos e tem uma filha de um ano e dois meses, a pequena Alice. A família, moradora do Bracuí, foi vestida a caráter, ele com um terno azul e ela com um vestido de noiva branco.
Depois da entrada dos casais, ao som da marcha nupcial, a juíza de paz, Maria Rangel Lourenço, ressaltou que em 12 anos de atuação já realizou mais de sete mil casamentos, mas que aquele era um momento especial para ela.
- Estou emocionada. O casamento é uma prova de amor, quando o indivíduo abdica de si para cuidar do outro. É no casamento que nasce a família, projeto de Deus – ressaltou.
O prefeito também prestigiou a cerimônia, ao lado da esposa e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Ele explicou que a decisão de se casar foi a melhor já tomada em sua vida e disse que, naquele dia, iria renovar os votos com a companheira. O prefeito ainda deixou um importante conselho para os casais:
- O compromisso do casamento é muito importante, melhora a vida das pessoas. Que vocês, homens, possam ajudar suas esposas. E que vocês, mulheres, possam sempre estar ao lado dos seus maridos. É assim que se fortalecem as famílias – disse.
O capricho dos casais com as vestimentas foi elogiado pela secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania. Ela ainda enfatizou que a aliança não é apenas um objeto que se carrega nos dedos, mas um compromisso para toda a vida.
- Este é um momento muito especial, que marca a construção de novas famílias. Sabemos que os custos com o cartório pesam para muitos casais que trazem no coração o desejo de selarem sua união de maneira formal. E hoje vivemos este grande dia. Que Deus abençoe a cada um de vocês, a família e os filhos de vocês – desejou.
A Câmara Municipal foi representada na cerimônia por duas vereadoras. “Na vida temos sonhos que são divisores de água e vocês estão realizando um deles hoje. Que vocês sejam muito felizes”, destacou uma delas. Já a outra disse estar emocionada. “Façam desse dia sagrado e fortaleçam o amor de vocês a cada dia. Deus os abençoe”, desejou.
Esta é a terceira vez que a Prefeitura de Angra realiza o Casamento Comunitário. Nos dois primeiros anos, 291 casais oficializaram sua união. Com a terceira edição, este número passa para 352. Os critérios para participação foram residir no município há três anos, morarem juntos há mais de dois anos e ter renda mensal familiar de até dois salários mínimos.