Seminário de Educação Integral apresenta ações de sucessos

Evento ainda contou com palestra e apresentação dos alunos da Escola Municipal Professora Adelaide Figueira

Segunda-Feira, 11/11/2019 | Superintendência de Comunicação .

Ações pedagógicas que se destacaram nos sete Centros de Educação em Tempo Integral (CETI) mantidos pela Prefeitura de Angra foram apresentadas na tarde de sexta-feira (8), durante o Seminário de Educação Integral, realizado pela Secretaria de Educação, no Convento do Carmo.
A primeira escola a socializar suas práticas foi a Raul Pompeia, na Monsuaba. A professora de espanhol da unidade apresentou a “Oficina para los Niños” (Oficina para Crianças), que funcionou como uma introdução da língua espanhola nas séries iniciais. Para isso, foram utilizados desenhos animados, associações de figuras, etc. A cultura dos países que utilizam a língua espanhola não ficou de fora. Os estudantes tiveram um primeiro contato com personalidades importantes, como a pintora mexicana Frida Kahlo. Neste caso, foi utilizada uma figura de Frida criança e os alunos tiveram que fazer um desenho retratando como viam a pintora.
Outro exemplo de atividade bem-sucedida apresentada foi a Feira de Ciência da Escola Municipal Francisco Xavier Botelho, na Lambicada. A unidade, que tem 94 alunos divididos em cinco turmas, está funcionando há menos de um ano como integral. O evento conseguiu englobar atividades das várias oficinas oferecidas ao longo do ano, como reciclagem e meio ambiente.
Além da apresentação das sete escolas que funcionam em período integral, o evento contou com a palestra da professora Maria Jovina Inácia do Nascimento Moreira, com o tema “Educação integral, tempo ampliado e tempo integral”. Alunos da Escola Municipal Professora Adelaide Figueira (Monte Castelo) deram boas-vindas aos participantes, com uma apresentação musical.
Atualmente, na rede municipal de ensino, há cerca de 700 estudantes cursando do pré-escolar I ao 5º ano de escolaridade nos Centros de Educação em Tempo Integral nas seguintes unidades de ensino: E. M. Profª Adelaide Figueira, E. M. Antônio Joaquim de Oliveira, E. M. Francisco Xavier Botelho, E. M. Monsenhor Pinto de Carvalho, E. M. João Carolino dos Remédios, E. M. Maria Hercília Cardoso de Castro e E. M. Raul Pompeia.
Nos CETIs, o currículo é composto pela Base Nacional Comum Curricular e pela parte diversificada que oferece oficinas pedagógicas de forma integrada e articulada, visando contribuir com a consolidação da formação integral dos estudantes em suas diferentes dimensões cognitiva, física, estética, afetiva, social, lúdica e biológica.