Outubro Rosa leva conscientização às mulheres no GDV

A atividade, organizada pela prefeitura, aconteceu na manhã desta sexta-feira (18)

Sexta-Feira, 18/10/2019 | Superintendência de Comunicação .

A chuva que caiu na manhã de hoje (18) prejudicou a realização da caminhada programada para Jacuecanga, mas não impediu que importantes informações sobre o Outubro Rosa fossem transmitidas às mulheres do bairro. Dezenas de pessoas se reuniram no GDV e participaram do evento organizado pela Prefeitura de Angra, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Saúde.
Com muita animação e vestidas de rosa, as mulheres participaram de um aulão de dança e aerobox, com o professor Karlão, da Secretaria Executiva de Esporte e Lazer. Depois, elas receberam importantes informações da coordenadora da Saúde da Mulher no município.
- O câncer de mama é um dos que mais mata as mulheres. São registrados, todos os anos, cerca de 60 mil novos casos da doença. A prevenção não significa que a mulher estará livre da doença, mas aumenta as chances de cura – destacou a médica, abrindo espaço para o esclarecimento de dúvidas. Após receber as orientações, as mulheres puderam preencher um cadastro solicitando a realização de mamografia, o principal exame para rastreamento do câncer.
No Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde também está fortalecendo o cuidado com as funcionárias do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e da Santa Casa de Misericórdia.
- Estamos oferecendo a elas coleta de preventivo e solicitação de mamografias, de acordo com o protocolo do município, orientado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) – informou a diretora de Saúde Coletiva.
OUTUBRO ROSA – PROGRAMAÇÃO

DIA D - 23/10 – quarta-feira
Outubro Rosa em Ação
Hora: 9h às 16h
(Palestras, oficinas, testes rápidos e orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis)
Local: praça Zumbi dos Palmares
14h - Apresentação do coral (projeto Musicalizando - Centro)
14h30 - Apresentação da cantora Maria Cecília (projeto Musicalizando - Frade)
15h - Apresentação dos alunos do projeto Musicalizando - Frade
16h - Apresentação dos alunos de violão e flauta (projeto Musicalizando - Centro)

30/10 – quarta-feira
Caminhada Outubro Rosa
Local: Japuíba
Concentração: em frente ao aeroporto
Hora: 9h.


Secretarias relacionadas: Saúde