Inclusão e confraternização: realizados os Jogos Especiais

Aproximadamente 160 alunos competiram em várias modalidades

Quinta-Feira, 17/10/2019 | Superintendência de Comunicação .

Os Jogos Especiais de Angra dos Reis foram realizados na manhã desta quinta-feira, dia 17, no Estádio Municipal, com inclusão e confraternização dos participantes por meio do esporte. “Gosto dos Jogos Especiais, é um modo de incluir as pessoas com deficiência e mostrar para a sociedade que elas existem. Meu filho gosta de saber e de ver que há atividades para ele, como o esporte”, disse Renalva Furtado, mãe do Enzo, de 10 anos, que participou do lançamento de pelota. Aproximadamente 160 participantes competiram.

A solenidade de abertura começou com a apresentação da Banda do Colégio Naval, seguida por um desfile com as escolas e seus participantes. Em seguida foram executados o Hino Nacional e o Hino de Angra dos Reis, com o hasteamento das bandeiras por alunos e pelo secretário-executivo de Esporte e Lazer. A pira olímpica foi acesa por Samuel Rocha Rodrigues e o Juramento do Atleta foi lido por Solange França.

As modalidades disputadas nos Jogos Especiais foram: zigue-zague livre, chute a gol, arremesso à cesta, lançamento de pelota, salto em distância, corridas de 50m e 100m, caminhada de 25m, corrida de cadeira de rodas (25m). Participaram as seguintes escolas e entidades: Associação Pestalozzi, Escola Municipal para Deficientes Visuais, Escola Municipal de Educação de Surdos, Unidade de Trabalho Diferenciado, Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida, Colégio Jean Piaget, Centro Educacional Inácio de Medeiros, Associação Angrense dos Deficientes Físicos, Comissão de Divulgação do Autismo, Associação dos Pais e Amigos dos
Deficientes Visuais e a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Paraty. Os Jogos Especiais tiveram também o apoio de Secretaria de Saúde, que disponibilizou uma ambulância durante todo o evento.