Eleito grupo para revisão do plano diretor

Lei municipal é um importante instrumento de desenvolvimento urbano

Quarta-Feira, 09/10/2019 | Superintendência de Comunicação .

Em cerimônia realizada no Centro de Estudos Ambientais (CEA) na última sexta-feira (4), tomou posse o Grupo Gestor para a revisão do plano diretor de Angra dos Reis. O grupo de 60 integrantes, contando titulares e suplentes, é composto por representantes do poder público e da sociedade civil e tem como objetivo assegurar a participação popular e a gestão participativa no processo de revisão.

O plano diretor é um conjunto de regras, orientações e princípios para ordenar a ocupação do espaço urbano e rural do município. Ele estabelece parâmetros de acessibilidade, construção civil e uso do espaço público. A previsão é de que o novo plano diretor fique pronto até o final do próximo ano. Até lá, o trabalho técnico de revisão, coordenado pelo grupo gestor, passará por diversas etapas com a participação popular, como oficinas temática com a população nos bairros e audiência pública.

Dentre os representantes do poder público municipal, estão membros da Prefeitura de Angra, Instituto Municipal do Ambiente (Imaar), Turisangra e Câmara Municipal. Já a sociedade civil é representada por segmentos como associações de moradores, movimentos sociais, construção civil, ONGs, meio acadêmico etc.

CONFIRA ABAIXO A COMPOSIÇÃO DO GRUPO GESTOR:

SOCIEDADE CIVIL
Academia de ensino: Universidade Estácio de Sá (Érika Machado de Almeida e Cláudia Rodrigues dos Santos)

Movimentos sociais organizados: Liga Social Cultural Afro-Brasileira (Luana Cantanhede Serra Ventura e Adriano Fábio da Guia)

Movimentos sociais tradicionais: remanescentes quilombolas (Marilda de Souza Francisca e Denise Santos)

Representante das associações de moradores (2º distrito): Diogo Ruis Correia (Amagram), Ubirajara Nascimento dos Reis (Amigos do Bairro Nova Angra)

Representantes das associações de moradores (3º distrito): Associação de Moradores do Abraão (Audrei Cristina Cordeiro Nóbrega e Núbia Reis de Jesus)

Entidades relacionadas à questão urbana e ambiental: Brigada Mirim (Ulisses Cleiton Mansur e Rafael Marques dos Santos) e Brigada Municipal (José Marcos Jordão da Silva e Wanderson Edson da Silva)

Movimento de trabalhadores/Sindical: Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Angra dos Reis (Andréia Ferreira Campos Jordão de Carvalho e João José de Lima Junior)

Empresariado vinculado ao desenvolvimento urbano (Sebrae, Construção Civil e Imobiliário): Coval Construtora (Mauro Cézar Almeida e Daniel de Souza), Itanema Empreendimentos (Raul Gomes de Mattos Rocha e Roberto Machado Rocha), Costa Verde Arquitetura (Francisco Eduardo de Albuquerque Caldeira).

Entidades de profissionais que atuam no setor de construção civil (arquitetos e engenheiros): Assear (Rita de Cássia Teixeira Abade e Michele Fonseca Aguiar), IAU - Instituto dos Arquitetos e Urbanistas (Ivana Torquato Libório e Kátia Santos) e Crea-RJ (Sandro Guedes Guimarães e
Giovane Wigthoft Fedrizzi)

Setor Rural: Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Fábio Martins Ramos e Paulo Roberto Ferreira Martins)

Setor Turismo: Angra dos Reis Convention e Visitours e Bureau (Ulisses Covas e Letícia Lago Varella), Doce Angra Turismo (Carlos Eduardo dos Santos Miler e Krishna Cetsu Koshiyama Miguel)

SETOR PÚBLICO
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico: Anderson Gonçalves Ferraz e Vagner Barbosa de Souza

Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica: Alexandre Giovanetti Lima, Ana Carolina Rocha Magalhães e Nayara de Almeida Lopes da Silva

Instituto Municipal do Ambiente de Angra dos Reis (Imaar): Mauro Sérgio da Glória Reis, Fillipe da Mota Carvalho, Eric de Souza Santiago, Alba Valéria dos Reis Pereira, Cleyton Ribeiro França e Alex Silva da Fonseca

Secretaria Estratégica de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade: Carla Mattos e Jaqueline Eleutério Lima

Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil: Pedro França Magalhães Fábio Júnior da Silva Pires

Procuradoria-Geral do Município: Leandro Pereira Poyares e Osmar Innecco Pereira

Secretaria Estratégica de Desenvolvimento Social e Promoção a Cidadania: Cássia Marques dos Santos

Fundação de Turismo de Angra dos Reis: Amanda Salazar da Silva Alves e Jacqueline da Costa Queiróz Medeiros

Serviço Autônomo de Água e Esgoto: Paulo Cezar de Souza e Silvino Gandos Bouzan

Câmara Municipal de Angra dos Reis: Leandro da Silva Oliveira, Jean Carlos de Almeida, Hélio Severino de Azevedo e Flávio Araújo dos Santos.