Roda de Conversa abre Outubro Rosa em Angra

O evento aconteceu na tarde dessa quarta-feira, na Casa Larangeiras

Quinta-Feira, 03/10/2019 | Superintendência de Comunicação .

Uma tarde de muitas informações, bate-papo, troca de experiências e confraternização, com a participação de centenas de pessoas. Assim foi a abertura do Outubro Rosa em Angra dos Reis, na tarde dessa quarta-feira (2), com uma Roda de Conversa, na Casa Larangeiras. Quem deu as boas-vindas para a mulherada foi a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
- Hoje é um dia muito especial, pois o Outubro Rosa vem como uma forma de parar a sociedade para refletir sobre o câncer de mama. Nossa missão é conscientizar mulheres e homens, que são grandes propagadores de informações nas famílias, sobre a necessidade da prevenção e da importância do diagnóstico precoce da doença – disse a secretária.
A palestra do dia ficou a cargo da responsável técnica pela Saúde da Mulher em Angra dos Reis. Ela falou sobre como surgiu o movimento Outubro Rosa e sobre o câncer de mama.
- O câncer de mama é um tumor maligno causado pela multiplicação anormal das células da mama. Ele começa pequeno, aumenta com o passar do tempo, atinge os vasos linfáticos e pode se espalhar pelo corpo. Por isso é tão importante o diagnóstico do câncer no primeiro estágio – destacou a médica.
A equipe da Saúde esteve presente em peso no evento e com boas notícias aos participantes.
- No começo do ano, focamos na missão de dar fim à fila de mamografia e chegamos aqui hoje sem demanda reprimida para este exame. Além disso, quero informar para vocês que estamos trabalhando na fase final do projeto Núcleo da Mulher, que será um espaço para realização de diversos exames necessários para prevenirmos e cuidarmos das doenças – destacou o secretário de Saúde, ao lado da diretora de Saúde Coletiva, da coordenadora da Saúde da Mulher e do diretor de Saúde Referenciada.
O prefeito também esteve no evento e fez questão de deixar um recado para a população:
- Vamos ter um mês de sucesso na prevenção do câncer, porque vocês estão aqui demonstrando o interesse da sociedade na saúde da mulher. Estamos trabalhando para implantar no HMJ (Hospital Municipal da Japuíba) um sistema de oncologia. Com isso, vamos tratar do câncer aqui em Angra, no nosso hospital – destacou o prefeito.
Neste ano, a programação do Outubro Rosa está sendo promovida pela Prefeitura de Angra, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania e Saúde, com o tema “Prevenir é uma das melhores formas de lutar!”.


PROGRAMAÇÃO

09/10 – quarta-feira
Palestra sobre câncer de mama
Local: SPA Frade
Hora: 10h30

18/10 – sexta-feira
Caminhada Outubro Rosa
Local: Jacuecanga
Concentração: em frente ao GDV
Hora: 8h

DIA D
23/10 – quarta-feira
Outubro Rosa em Ação
Hora: 9h às 16h
(Palestras, oficinas, testes rápidos e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis)
Local: praça Zumbi dos Palmares
14h - Apresentação do Coral (Projeto Musicalizando - Centro)
14h30 - Apresentação da cantora Maria Cecília (Projeto Musicalizando - Frade)
15h - Apresentação dos alunos do Projeto Musicalizando - Frade
16h - Apresentação dos alunos de Violão e Flauta (Projeto Musicalizando - Centro)

30/10 – quarta-feira
Caminhada Outubro Rosa
Local: Japuíba
Concentração: em frente ao aeroporto
Hora: 9h