Reunião e palestra sobre “turismo de casamento”

Encontro discutiu planejamento estratégico para fortalecer serviços e consolidar Angra como um destino no setor

Terça-Feira, 01/10/2019 | Superintendência de Comunicação .

Representantes de segmentos comerciais ligados a cerimoniais e casamentos se reuniram na última segunda-feira (30 de setembro), no Centro de Estudos Ambientais (CEA), para discutir ações estratégicas e assistir a uma palestra oferecida pelo Sebrae. O encontro foi organizado pela Prefeitura de Angra, por meio da Turisangra, que, em parceria com o Angra e Ilha Grande Convention e Visitors Bureau, vem trabalhando para consolidar Angra dos Reis dentre os destinos de casamentos. Uma forma de incrementar o turismo local.

O objetivo do encontro foi construir um planejamento para estruturar, em Angra, um polo de serviços voltado para atender aqueles que quiserem festejar o matrimônio junto à beleza natural do município. As palestrantes, consultoras do Sebrae, falaram sobre a necessidade de todos conhecerem bem o mercado e apresentaram dados: no Brasil, são realizados cerca de 1,1 milhão de casamentos por ano. Elas também discutiram questões como a identificação de pontos fortes e fracos na atividade.

Fotógrafos, cerimonialistas, profissionais ligados a meios de hospedagem, ao setor gastronômico e empresários em geral participaram da reunião. As representantes do Sebrae reforçaram a importância, nesta fase inicial, de que esses profissionais tragam outros que também fazem parte da cadeia de negócios, para que haja um alinhamento no planejamento estratégico.

Esse foi o primeiro encontro de vários semelhantes. Como representantes da Turisangra ressaltaram durante a reunião, serão feitas oficinas visando à formação de uma rede, associação ou polo e à consolidação do setor.

O trabalho vem sendo coordenado pela comissão criada em maio com a finalidade fazer dos cartões-postais angrenses um cenário recorrente nas celebrações de casamento. Parte dessa comissão é formada por representantes da Turisangra. Além da comissão, Angra neste ano foi representada pela primeira vez em uma das mais importantes feiras deste setor, a Inesquecível Casamento Week, realizada no Hotel Sheraton, no Rio de Janeiro. O estande de Angra lembrava um lounge à beira mar. Tinha um visual bem praiano, com muita madeira e, no fundo, uma imagem da Igrejinha do Bonfim e do mar maravilhoso que só Angra tem.