Angra terá secretarias da Ilha Grande e Atenção Oncológica

As mensagens foram aprovadas nesta quinta-feira (12), em segunda votação, pela Câmara Municipal

Quinta-Feira, 12/09/2019 | Superintendência de Comunicação .

Dois importantes projetos de lei de autoria da Prefeitura de Angra foram aprovados hoje (12), em segunda votação, pelos vereadores da Câmara Municipal de Angra dos Reis. O primeiro diz respeito à criação da Secretaria Executiva da Ilha Grande o outro à implantação da Secretaria Executiva de Atenção Oncológica.
A Secretaria Executiva da Ilha Grande estará vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
- No início do governo, a gente detectou que a Ilha Grande merecia e precisava ter uma secretaria específica para cuidar de todos os seus detalhes, como saúde, educação, desenvolvimento econômico, pesca, do turismo e saneamento. No ano passado, começaram as articulações para que a Ilha Grande fosse reconhecida como Patrimônio Mundial da Unesco, o que aconteceu neste ano, e a necessidade aumentou – explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, anunciando que o nome escolhido pelo prefeito para a assumir a nova secretaria foi o do empresário do ramo de turismo, Carlos Kazuo, um apaixonado confesso pela Ilha Grande.
A Secretaria Executiva da Ilha Grande abrangerá cargos já existentes em outros setores da prefeitura, como na Subprefeitura da Ilha Grande e no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
- Quando assumimos esta gestão, encontramos um município com muitas dívidas, mas, com trabalho e responsabilidade, estamos superando as dificuldades e avançando, inclusive com a criação destas duas novas secretarias. A Ilha Grande agora é Patrimônio Mundial da Unesco e isso aumenta ainda mais a nossa responsabilidade com a sua proteção ambiental. Com a Secretaria da Ilha Grande vamos buscar zerar a demanda da população local e qualificar mais o nosso turismo – destacou o prefeito.

ATENÇÃO ONCOLÓGICA

Outra novidade na estrutura da administração municipal será a criação da Secretaria Executiva de Atenção Oncológica, que substituirá a existente Secretaria Executiva de Saúde. À sua frente estará o médico Dr. Renan Vinícius, ex-secretário de Saúde.
A principal missão da pasta será viabilizar o cuidado oncológico humanizado em Angra dos Reis, com a habilitação do Hospital Geral da Japuíba como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) pelo Ministério da Saúde.
- A saúde tem sido prioridade no nosso governo. Reabrimos a UPA Infantil, colocamos o HGJ para funcionar, implantamos o Centro de Reabilitação e a Clínica da Dor, o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, a fábrica de óculos, realizamos milhares de cirurgias de catarata, entre outros tantos avanços nas unidades de saúde dos bairros. Agora, vamos investir na oncologia, para que as pessoas não precisem mais sair da cidade e encarar uma viagem em busca de tratamento. Nosso objetivo é cuidar da saúde dos nossos moradores, principalmente daqueles que não têm plano de saúde – finalizou o prefeito.