Talentos matemáticos da UTD se destacam em concursos

A premiação dos alunos aconteceu hoje, no Centro de Estudos Ambientais

Quarta-Feira, 11/09/2019 | Superintendência de Comunicação .

Estudantes da Unidade de Trabalho Diferenciado (UTD) - Altas Habilidades/Superdotação de Angra dos Reis foram premiados, nesta quarta-feira (11), no Centro de Estudos Ambientais (CEA), pela participação em dos concursos: Concurso Canguru de Matemática Brasil e o III Festival de Vídeos Digitais em Educação Matemática.
Cinco alunos do Grupo de Interesse em Talentos Matemáticos receberam premiações referentes ao Canguru Matemático Brasil 2019, uma competição anual internacional destinada a estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio: Arthur Pimenta da Silva - Honra ao Mérito (9º ano – E. M. Alexina Lowndes); João Lucas Souza Martins da Silva - Medalha de Bronze (6º ano - E. M. Cacique Cunhambebe); Larissa da Costa Oliveira - Honra ao Mérito (8º ano – E. M. Benedito dos Santos Barbosa); Milena Rodrigues Nepomuceno - (8º ano – E. M. Benedito dos Santos Barbosa) e Ramon Damasceno Santos Sant‘ana Vicarone - Honra ao Mérito ( 7º ano – E. M. Prof. José Américo Lomeu Bastos).
Já 11 estudantes que foram finalistas no III Festival de Vídeos Digitais em Educação Matemática, na última semana, no Espírito Santo, recebendo Menção Honrosa, foram agraciados com certificados e medalhas do evento. Bianca Ferreira Guimarães, Maria Clara de Albuquerque Barbosa da Silva, Gabriella Lima da Silva, Ramon Damasceno Santos Sant‘ana Vicarone, Jânio de Almeida Rodrigues Júnior, Ruan Garcia de Carvalho, Kaick Lenon Siqueira da Veiga, Samuel Vieira Braga, Kainan de Souza Vilela de Farias, Yasmin Nunes do Amaral e Maria Clara Alfena Gouvêa trabalharam na produção do vídeo “Uma Questão de Tempo”, sob a supervisão do professor Júlio Silva de Pontes.
O Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática consiste em um ambiente virtual de compartilhamento de vídeos com conteúdos matemáticos e um evento presencial no qual são realizadas palestras e mostras de vídeo. O evento é uma iniciativa do projeto “Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância”, coordenado pelo professor Dr. Marcelo de Carvalho Borba, da Unesp, Rio Claro.
- Foi uma experiência muito divertida, um jeito legal de aprender matemática – disse o aluno Samuel Vieira Braga, que fez a dublagem do boneco de fantoche personagem do vídeo.
A coordenadora da UTD agradeceu à secretária de Educação, ao prefeito e à secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania por acreditarem no trabalho da unidade e possibilitarem a participação dos alunos nos concursos.
- A principal medalha que conquistamos é a da alegria. Estou muito orgulhosa dos nossos alunos e tenho a certeza que eles ainda colherão muitos frutos em suas vidas de experiências como esta – destacou, emocionada.

UTD ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO

Criada através do Decreto 5.300, de 21 de maio de 2007, a Unidade de Trabalho Diferenciado – Altas Habilidades/ Superdotação de Angra dos Reis está localizada na rua Milton Basílio Pereira, nº 300, no Parque das Palmeiras. A unidade oferta atendimento educacional especializado voltado para a suplementação pedagógica aos alunos com indicadores de altas habilidades/superdotação.
A UTD oferece quatro grupos de interesses, nas áreas de Português, Matemática, Artes Plásticas e Ciências. Atualmente, 91 alunos estão matriculados, frequentando as aulas no turno inverso da escola regular. Todo trabalho é voltado para o enriquecimento curricular nas áreas de conhecimento, com o objetivo de potencializar as habilidades que os alunos já possuem em cada área de interesse.