Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

A programação aconteceu, nessa terça-feira (10), no Centro da cidade

Terça-Feira, 10/09/2019 | Superintendência de Comunicação .

Hoje é o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e, para marcar a data, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma ação do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização do tema. A programação aconteceu na praça Codrato de Vilhena (praça do Papão), no Centro da cidade, com a participação de profissionais das mais diversas áreas da saúde.
O objetivo foi alertar a população sobre os cuidados necessários para a prevenção do suicídio. Entre os assuntos abordados estavam os comportamentos e os fatores que podem levar uma pessoa para a situação de risco e os mitos e verdades sobre o suicídio.
- Além de ajudar as pessoas que precisam, esse evento teve a finalidade de conscientizar àqueles que possuem familiares e amigos nesta situação. Temos que entender o lado de cada pessoa e aprender a ouví-las de uma forma calma e tranquila – destacou a responsável pela Área Técnica de Atenção Integral às Pessoas em Situação e Risco de Violência.
O morador do bairro Areal, Wilton Bispo, participou da ação e elogiou a iniciativa.
- A principal preocupação que devemos ter é com a falta de informação sobre o assunto. Um evento como esse ajuda a população a se informar e me ajudou bastante, pois participo de uma organização que ajuda jovens – comentou.
O suicídio é um problema de saúde pública que pode afetar pessoas de qualquer idade, identidade de gênero, origem ou classe social, mas que, atualmente, ainda é cercado por muitos tabus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 35 pessoas se suicidam por dia. Em uma sala com 30 pessoas, cinco delas já pensaram em suicídio. Em cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos. Um outro dado alarmante foi divulgado pelo órgão. Uma morte por suicídio acontece a cada 40 segundos.

AÇÕES DO SETEMBRO AMARELO

Mais duas mobilizações serão realizadas no município até o fim do mês. A próxima acontece em Jacuecanga (dia 17, no terminal rodoviário). Outra será realizada no Parque Mambucaba (dia 25, em frente à creche municipal, na avenida Francisco Magalhães de Castro). Sempre das 9h30 às 16h.

Secretarias relacionadas: Saúde