Semana da Pátria é aberta oficialmente em Angra

A programação de 7 de setembro contará com desfiles cívicos na Ilha Grande e no continente

Terça-Feira, 03/09/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Semana da Pátria, que reúne eventos cívicos alusivos ao Dia da Independência do Brasil (7 de setembro), foi aberta oficialmente em Angra dos Reis na manhã desta terça-feira (3), com a solenidade de hasteamento das bandeiras do Brasil, do Mercosul, dos 26 estados, do Distrito Federal e do município. Alunos de diversas escolas municipais participaram da cerimônia, assim como a Banda do Colégio Naval, a fanfarra do Colégio Estadual Nazira Salomão e normalistas do Colégio Estadual Dr. Arthur Vargas.
- Nós escolhemos como tema da Semana da Pátria “Independência é cidadania, cidadania é vida” para fazer uma campanha em defesa da vida, pois a educação cuida de 21 mil vidas e não poderia ficar ausente dessa campanha do Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio – explicou a secretária de Educação.
Quem também deixou uma mensagem na abertura da Semana da Pátria foi o comandante do Colégio Naval.
- Nós devemos buscar não ter apenas uma semana da pátria, ou um mês. Que todos os 365 dias do nosso ano tenham também a nossa pátria como prioridade, sempre pensando no caminho que estamos trilhando e no futuro que desejamos alcançar – disse.
O amor à pátria também foi destacado pela presidente da Comissão de Educação do Legislativol.
- Temos que ter fé no dia de amanhã, com muito amor a nossa pátria. Tenho muito orgulho de carregar o Brasil no meu sobrenome. Eu amo o nosso país, eu amo a nossa cidade e desejo que todos tenham o mesmo sentimento – ressaltou a parlamentar, ao lado dos demais vereadores.
Quem passou pelo local pôde notar o orgulho dos alunos da rede municipal com os novos uniformes que receberam da prefeitura. A ação, promovida por meio da Secretaria de Educação, foi homenageada pelos estudantes da Escola Municipal Tereza Pinheiro de Almeida, da Japuíba.
- Nós queremos agradecer pelos uniformes que recebemos. Eles são muito importantes. Esta data, com certeza, vai ficar marcada na nossa história. Só podemos agradecer ao prefeito e à secretária de Educação – disse a aluna Maria Eduarda, representante do Conselho Estudantil da unidade.
O prefeito, ao lado da primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, do vice-prefeito, e de secretários do governo, fez questão de enfatizar a necessidade da valorização da educação para um futuro melhor.
- É muito bom ver, especialmente no dia de hoje, os alunos com seus novos uniformes. Esse é um dos investimentos que fizemos na educação e interfere diretamente na autoestima dos nossos alunos. Seguimos na certeza de que estamos no caminho certo – ressaltou o prefeito, cumprimentando o ex-combatente Remo Baral e declarando oficialmente aberta a Semana da Pátria.

DESFILES
A agenda de desfiles cívicos começa na sexta-feira (6), às 10h, na Vila do Abraão, com um evento organizado pela comunidade escolar da Ilha Grande, com o apoio da prefeitura. Participarão os alunos das escolas municipais Brigadeiro Nóbrega, localizada no Abraão, e Monsenhor Pinto de Carvalho, da Enseada das Estrelas.
No sábado, 7 de setembro, o Desfile Cívico alusivo aos 197 anos da Independência do Brasil está marcado para às 9h, na avenida Júlio Maria, no Centro da cidade, com a participação de dezenas de instituições, como Marinha do Brasil, Bombeiros, Pestalozzi, escolas especiais e unidades de ensino das redes municipal e estadual.

ALTERAÇÃO NO TRÂNSITO
Com o objetivo de proporcionar maior segurança aos participantes, a Superintendência de Mobilidade Urbana da prefeitura promoverá algumas alterações no trânsito, no dia 7 de setembro.
A avenida Júlio Maria será fechada às 6h, para montagem do palanque oficial. Além disso, será proibido o estacionamento de veículos nesta via e ao longo da rua Pereira Peixoto (Igreja da Matriz) até a rua Coronel Carvalho; na rua Coronel Carvalho (esquina com a rua Pereira Peixoto) até a faixa de pedestres; no largo Borges de Carvalho (em frente ao Tuca Parafusos); na avenida Presidente Castelo Branco; na rua Dr. Álvaro Pessoa; e em alguns pontos da rua Manoel do Rosário (atrás da Santa Casa), para facilitar o trânsito de coletivos.
Os pontos de ônibus também passarão por alterações: aqueles que atendem usuários do trajeto via Morro da Cruz serão remanejados para a avenida Júlio Maria, em frente ao Convento do Carmo. Já os coletivos via Balneário sairão da rua Dr. Coutinho - em frente à 166ª Delegacia de Polícia. Os ônibus da linha Vila Velha sairão da rua Presidente Castelo Branco, ao lado da Companhia Docas.