Semana da Pátria em Angra

Abertura oficial da programação será na próxima terça-feira (3), às 9h, na praça Nilo Peçanha

Sexta-Feira, 30/08/2019 | Superintendência de Comunicação .

Como acontece tradicionalmente, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, promoverá eventos alusivos ao Dia da Independência do Brasil (7 de setembro). A abertura oficial da Semana da Pátria será na próxima terça-feira (3), às 9h, na praça Nilo Peçanha, em frente à sede da prefeitura. Na solenidade, que contará com a participação da Banda do Colégio Naval e alunos das redes municipal, estadual e particular, serão hasteadas as bandeiras do Brasil, do Mercosul, dos 26 estados, do Distrito Federal e do município de Angra dos Reis.
No mesmo dia, a partir de 13h, o Teatro Municipal Dr. Câmara Torres vai sediar o seminário “Educação e prevenção ao suicídio: independência é cidadania, cidadania é vida”, organizado pela Secretaria de Educação, com o apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O evento vai reunir e capacitar gestores e pedagogos da rede municipal de educação, além de representantes de instituições. Fazem parte da programação uma palestra com a psiquiatra e diretora da ABP, Fátima Vasconcellos, e uma mesa de debates.
Já na sexta-feira (6), a comunidade escolar da Ilha Grande vai organizar, com o apoio da prefeitura, um desfile cívico na Vila do Abraão, às 10h. Participarão os alunos das escolas municipais Brigadeiro Nóbrega, localizada no Abraão, e Monsenhor Pinto de Carvalho, da Enseada das Estrelas.
No dia 7 de setembro, sábado, o Desfile Cívico alusivo aos 197 anos da Independência do Brasil está marcado para às 9h, na avenida Júlio Maria, no Centro da cidade, com a participação de dezenas de instituições, como Marinha do Brasil, Bombeiros, Pestalozzi, escolas especiais e unidades de ensino das redes municipal e estadual.

ALTERAÇÃO NO TRÂNSITO

Com o objetivo de proporcionar maior segurança aos participantes, a Superintendência de Mobilidade Urbana da prefeitura promoverá algumas alterações no trânsito, no dia 7 de setembro.
A avenida Júlio Maria será fechada às 6h, para montagem do palanque oficial. Além disso, será proibido o estacionamento de veículos nesta via e ao longo da rua Pereira Peixoto (Igreja da Matriz) até a rua Coronel Carvalho; na rua Coronel Carvalho (esquina com a rua Pereira Peixoto) até a faixa de pedestres; no largo Borges de Carvalho (em frente ao Tuca Parafusos); na avenida Presidente Castelo Branco; na rua Dr. Álvaro Pessoa; e em alguns pontos da rua Manoel do Rosário (atrás da Santa Casa), para facilitar o trânsito de coletivos.
Os pontos de ônibus também passarão por alterações: aqueles que atendem usuários do trajeto via Morro da Cruz serão remanejados para a avenida Júlio Maria, em frente ao Convento do Carmo. Já os coletivos via Balneário sairão da rua Dr. Coutinho - em frente à 166ª Delegacia de Polícia. Os ônibus da linha Vila Velha sairão da rua Presidente Castelo Branco, ao lado da Companhia Docas.