Campanha conscientiza moradores sobre o risco do tabaco

A ação ocorreu no Cem da Japuíba e marcou o Dia Nacional de Combate ao Fumo

Quinta-Feira, 29/08/2019 | Superintendência de Comunicação .

Nesta quinta-feira (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, realizou uma campanha de conscientização sobre os perigos do uso do tabaco. A ação foi realizada no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Japuíba, das 8h30 às 12h30, com o tema “Tabaco e a saúde pulmorar”. Profissionais ligados à saúde bucal, nutrição, tuberculose e fonoaudiologia também marcaram presença.
O evento contou com a exibição de banners e distribuição de panfletos para os moradores e pacientes da unidade, visando sensibilizar a sociedade sobre os prejuízos que o tabaco acarreta, seja socialmente, economicamente, ambientalmente e, principalmente, na saúde.
- Essa batalha é constante e acontece diariamente em unidades de saúde dos 4 distritos de Angra dos Reis. Nosso foco é conscientizar os tabagistas e os adolescentes que, muitas das vezes, estão começando com o tabaco. A melhor maneira de prevenção é não iniciar o fumo – comentou a responsável técnica.
O encontro mostrou sua importância com a constante participação de moradores para tirar dúvidas e até mesmo interessados em começar o tratamento, como foi o caso de Paulo Sérgio, de 47 anos, morador do Belém.
- O tabagismo é muito sério e deve ser tratado. Sempre tentei parar de fumar, mas não consegui. Com esse evento, tenho minha oportunidade de iniciar o tratamento – disse o morador.
O município conta atualmente com 21 unidades que ajudam no tratamento do tabagismo, com apoio psicológico e até práticas esportivas. Também é oferecido aos pacientes adesivos com reposição de nicotina. O fumante que deseja largar o cigarro deve procurar a unidade de saúde mais perto de sua residência. Se não houver Grupo Antitabagismo lá, ele será encaminhado para outra unidade próxima.

Secretarias relacionadas: Saúde