Prefeitura adquire van para atender pessoas com deficiência

Veículo será utilizado no transporte do domicílio ao Centro Especializado em Reabilitação

Quarta-Feira, 28/08/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra vem investindo na humanização da saúde pública e no atendimento e inclusão das pessoas com deficiência. Nesta semana, a Saúde do município adquiriu uma van especialmente equipada para atender cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida que sejam ou venham a ser pacientes do Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor. A cerimônia para a apresentação e entrega do veículo foi realizada nesta quarta-feira, dia 28, na própria unidade de saúde, localizada no Parque das Palmeiras, e contou com a presença do prefeito e vice-prefeito de Angra, secretários municipais e representantes dos conselhos municipais de Saúde e das Pessoas com Deficiência.

O veículo é equipado com rampa de acesso para pessoas com deficiência, com capacidade de até 2.500kg, suportes internos para a acomodação de até três cadeirantes e seus respectivos acompanhantes, além de sete assentos. A previsão é que um novo veículo semelhante, para a mesma finalidade, seja adquirido até o final do ano.

– Além da dificuldade que os cadeirantes têm para se locomoverem, Angra é um município muito grande e de geografia difícil. Com duas vans, a nossa idéia é que uma atenda o lado norte e a outra, o lado sul – explicou o coordenador municipal de Reabilitação.

De acordo com o coordenador, para ter acesso ao transporte, a pessoa com deficiência deve ter o aval da equipe multidisciplinar de atendimento do Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor, que leva em conta critérios como a dificuldade de locomoção por conta da deficiência e de custeio do próprio transporte.

– Essa iniciativa mostra que a gestão municipal de Angra está de olhos abertos para a questão da deficiência. Enquanto outras cidades estão mandando seus deficientes para serem atendidos fora do município, Angra está investindo no atendimento: inaugurando clínica de reabilitação e adquirindo veículo adaptado para transporte de paciente – destacou Rita de Fátima dos Santos, presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, referindo-se à van entregue e também à inauguração do Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor, realizada em janeiro deste ano.

O prefeito de Angra dos Reis ressaltou os convênios assinados com a Eletronuclear na última segunda-feira, dia 26, cuja verba de R$ 6 milhões será destinada a reformas, ampliações e aquisição de equipamentos para unidades de saúde. Dentre elas as do Frade e Parque Mambucaba. A prefeitura pretende inaugurar centros de reabilitação semelhantes ao do Parque das Palmeiras nos dois bairros.

“Vemos aqui um trabalho de humanização na Saúde, que se preocupa com as pessoas”, destacou o secretário-executivo de Saúde. “O prefeito Fernando Jordão tem tido especial atenção com a questão das pessoas com deficiência, incluindo a reforma de ruas e calçadas no Centro e nos bairros, melhorando a acessibilidade”, acrescentou o secretário de Saúde, durante a cerimônia.

O Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor fica no Parque das Palmeiras, rua Maria José Lucas Peixoto, 359. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 18h. O telefone é (24) 3365-1396.