Angra celebra Dia da Cultura Caiçara

Exposição, dança, teatro e muita música vão marcar as comemorações

Quarta-Feira, 28/08/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Praça Zumbi dos Palmares, no Centro de Angra dos Reis, vai ser palco, na próxima sexta-feira (30), de uma grande programação em comemoração ao Dia da Cultura Caiçara. As atividades começam às 9h30, com uma Oficina de Desenho. Às 10h e às 15h, o público vai poder conferir o espetáculo ‘Viagem à Baía dos Reis’, encenado pelo grupo teatral Cia da Lua, que contará a história de Angra dos Reis, desde a chegada dos portugueses até as tradições folclóricas do município. Logo após, às 16h30, haverá uma puxada de rede com o grupo da Abadá-Capoeira.
Às 17h, o Grupo de Convivência da Terceira Idade, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, apresentará uma dança de ciranda. Depois, às 17h30, haverá um desfile com o tema Cultura Caiçara, idealizado pela Meganne, em parceria com a Setorial de Moda do Conselho de Cultura. Encerrando a programação, às 18h30, o público poderá conferir uma edição especial do Clube do Choro Caiçara, que reúne músicos da cidade e região para interpretar esse gênero musical nascido no século 19.
Outra atividade que vai marcar a data será uma exposição, na Casa Larangeiras, que destacará o artesanato local, contendo miniaturas de barcos em madeiras, canoas, redes e muito mais. A mostra, intitulada Cultura Caiçara, ficará aberta à visitação, gratuitamente, até o dia 16 de setembro, de terça a sexta, de 9h às 18h, e aos sábados e domingos, de 9h às 13h.
Além disso, durante o evento, os restaurantes locais vão apresentar cardápios típicos da cultura caiçara e a Setorial de Artesanato marcará presença com uma grande variedade de peças produzidas por artesãos locais.
As atividades, que vão contemplar moradores e turistas, estão sendo preparadas pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural e comércio local.