Moradores recebem ESF do Contorno/Bonfim reformada

A unidade vai atender a aproximadamente mil famílias dos bairros do Bonfim, Vila Velha e da Ilha da Gipoia

Quarta-Feira, 28/08/2019 | Superintendência de Comunicação .

Uma reivindicação antiga dos moradores do Bonfim se tornou realidade no fim da tarde dessa terça-feira (27). A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, entregou para a comunidade um módulo de Estratégia de Saúde da Família (ESF) totalmente reformado e reestruturado. A unidade vai atender a aproximadamente mil famílias, incluindo moradores do Bonfim, Vila Velha e também da Ilha da Gipoia.
Na unidade, que funcionará de segunda a sexta, de 7h às 18h, serão oferecidos diversos serviços como acolhimento, consultas médicas e de enfermagem, visitas domiciliares, coleta de exames, imunização (vacinas), curativo, administração de medicamentos, testes rápidos, dentre outros. Em breve, o módulo de saúde ainda oferecerá tratamento odontológico.
- Estou emocionada com a inauguração desta ESF, que é um sonho da nossa comunidade. Antes, tínhamos um micro posto, sem a estrutura necessária para atender os pacientes com dignidade. Hoje, comemoramos esta conquista, que é de todos os moradores – comentou Diana Nascimento de Azevedo, que fez parte da organização da antiga Associação de Moradores do bairro, ao lado de Cristina Santana, da nova diretoria.
O secretário aproveitou o momento para explicar aos moradores quais são os novos direcionamentos da saúde no município.
- A nossa proposta de gestão, a partir de agora, começa na ponta, na estruturação da saúde primária. É com muita alegria que a gente começa a fazer um trabalho diferenciado, visando a excelência do atendimento nos bairros – destacou.
Complementando a fala do secretário de Saúde, o prefeito deu outras boas notícias para a saúde de Angra.
- Não adianta ter posto bonito, se não tiver profissional. Por isso, estamos preparando um processo seletivo para a contratação de médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde, para atender os moradores nos postos de saúde nos bairros. Como sempre falo, o serviço público de saúde pode ser tão bom ou melhor que o particular e é para isso que estamos trabalhando – disse.
Quem parabenizou o novo modelo de gestão de saúde da prefeitura foi o líder do governo na Câmara.
- Com as finanças recuperadas, o município está caminhando a passos largos. É uma honra apoiar um trabalho que está dando certo. Depois de colocar o HGJ no patamar de um hospital particular e abrir a UPA Infantil, agora a prefeitura partiu para as unidades dos bairros, com um olhar especial para a saúde dos moradores – destacou o parlamentar, ao lado de outros dois vereadores.
A cerimônia de entrega foi acompanhada por secretários do governo, dentre eles os de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade e de Serviço Público que atuaram diretamente na reforma, e muitos moradores, que comemoraram a conquista.
- Essa unidade de saúde é um ganho muito grande e foi nesse governo que a gente conseguiu a vitória dessa luta, que é muito antiga. O nosso posto está lindo, maravilhoso. Só temos a agradecer – ressaltou a comerciante do Bonfim, Maria José Furtado Miranda, a Zezé.