Cuidados com idosos é tema de oficina

Aulas teóricas e práticas, gratuitas, tiveram início na segunda-feira e vão até novembro

Terça-Feira, 27/08/2019 | Superintendência de Comunicação .

“Queremos que as pessoas idosas vivam mais, mas com qualidade”. Essa frase, de uma das profissionais que faz parte da equipe técnica da Oficina de Cuidador de Idosos, resume bem o objetivo das aulas, que tiveram início na segunda-feira (27) e vão até novembro. A capacitação é promovida pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Saúde, e acontece no auditório da Defesa Civil, no São Bento.
- Pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, resolvemos ofertar o curso, para orientar as famílias desejosas de cuidar melhor de seus idosos e também aquelas pessoas que precisam de qualificação para ingressar no mercado de trabalho como cuidador – explicou a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
Dezenas de pessoas, entre homens e mulheres, compareceram para a aula inaugural, que contou com uma palestra da assistente social Sandra Rabello, especialista em gerontologia (estudo do envelhecimento do ser humano).
- Vim para dar essa pequena contribuição para vocês. Devemos cuidar das pessoas que caminham para o fim da vida, destino de todos nós, com dignidade – ressaltou a palestrante.
O conteúdo a ser oferecido será focado nas necessidades de cuidados do idoso. Os participantes vão aprender a auxiliá-los em suas limitações cotidianas relacionadas a cuidados higiênicos, alimentação, lazer etc.
- Pretendo aprender a dar uma atenção melhor para o idoso, até porque na minha família tem bastante gente idosa. Às vezes, a gente acha que tem conhecimento para cuidar das pessoas nessa faixa etária, mas, na prática, não tem. Então o curso vai me ensinar muitas coisas – afirma um morador do Belém, que além de colocar em prática com o pai, de 87 anos, pretende utilizar as informações para se capacitar também profissionalmente.
A moradora do Parque Mambucaba também acredita que, após a capacitação, poderá se tornar uma cuidadora de idosos profissional.
- Gosto muito de idosos. Nos últimos tempos tenho me sentido muito à vontade com eles e eles gostam muito de mim. Adoro cuidar de idosos, já cuidei de muitos. Agora, com esse curso, terei mais uma opção de trabalho, o que é muito bom, pois emprego está difícil – afirmou.
As oficinas vão até 18 de novembro, com entrega de certificado programada para 27 de novembro, totalizando 44 horas teóricas e 12 horas práticas. As aulas vão acontecer nas segundas e quartas-feiras, na parte da tarde.
Teremos profissionais de diversas áreas que ministrarão as aulas, e, com isso, espero enriquecer o conhecimento de todos os alunos para que eles proporcionem um cuidado mais adequado a aqueles que dependerão de auxílio – frisou a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.