Encontro de Soluções capacita servidores dos municípios

A formação começou nesta segunda e vai até sexta-feira (23), no Centro de Estudos Ambientais de Angra dos Reis

Segunda-Feira, 19/08/2019 | Superintendência de Comunicação .

Teve início, na manhã de hoje (19), no Centro de Estudos Ambientais de Angra dos Reis, o ‘I Encontro de Soluções Locais: Representação e Cidades’, promovido pela Secretaria de Estado das Cidades, em parceria com a Secretaria Extraordinária de Representação do Governo em Brasília. A capacitação acontece até sexta-feira (23), com o objetivo de oferecer aos participantes apoio para a captação de recursos junto ao governo federal e desenvolvimento de estudos técnicos e elaboração de projetos de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) em diversas áreas.
Na abertura do evento, o secretário de Estado das Cidades comentou que, assim que assumiu, o governador observou que os índices de tomada de recursos do governo federal para os municípios e para o estado diminuíram muito nos governos anteriores, assim como o quantitativo de projetos.
- Para que a gente possa superar este problema, criou-se a Secretaria Extraordinária em Brasília, com o objetivo de ajudar não só o estado a captar recursos em Brasília, mas também os municípios. Nosso objetivo, com tudo isso, é ter mais recurso para fazer mais políticas públicas. Eu espero que, durante esta semana, os técnicos possam agregar valor e conhecimento no seu dia a dia de trabalho, pois a única certeza que temos é que os governos passam, mas os técnicos permanecem na administração pública – afirmou.
Já o secretário extraordinário de Representação do Governo em Brasília destacou que o encontro visa o treinamento, a capacitação e o aperfeiçoamento dos técnicos das prefeituras.
- Nós estamos em Brasília para fazer uma parceria com os municípios, pois os problemas nascem lá e para eles que temos que encontrar soluções. E essa é a nossa missão: auxiliar os municípios do Rio de Janeiro, lá em Brasília, na captação de recursos – explicou ao lado do subsecretário.
Participaram da abertura os prefeitos de Angra dos Reis, Rio Claro e Paty do Alferes, os vice-prefeitos de Angra e Seropédica, além de técnicos de inúmeros municípios da região.
- O interior está bem servido de gente que está pensando nas cidades. Foi com muita inteligência que o governador criou a Secretaria das Cidades e a Secretaria Extraordinária de Representação de Governo em Brasília, encurtando distâncias. Este encontro vai ser muito importante para os nossos técnicos – ressaltou o prefeito de Angra.

PROGRAMAÇÃO

Terça (20)
8h às 13h – Oficina de SICONV e Ferramentas de Gestão para transferências

Quarta (21)
8h às 13h – Oficina de SICONV e Ferramentas de Gestão para transferências

Quinta (22)
8h às 13h – Sistema de convênios

Sexta (23)
8h às 13h – Emendas parlamentares