Mais escola, creche e postos de saúde para a Banqueta

Prefeitura já iniciou as obras, que vão beneficiar os antigos e novos moradores do bairro

Terça-Feira, 13/08/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra está realizando obras que vão facilitar e oferecer uma melhor qualidade de vida para os moradores da Banqueta, bairro que viu sua população aumentar bastante depois da entrega dos apartamentos do Minha Casa Minha Vida, no último ano. Já estão sendo construídos dois postos de saúde e uma creche e, em poucos dias terá início, a edificação de uma nova escola.
Os novos equipamentos públicos estão sendo erguidos próximos ao Condomínio Vale da Banqueta, mas vão atender a toda população da região. Os recursos empregados nas obras são 100% do município.
Em abril deste ano, a prefeitura inaugurou no bairro o Cemei Vale da Banqueta, que atende a aproximadamente 300 crianças, de 4 e 5 anos, em seis salas de aula, em dois turnos; e 100 crianças, de 1 a 3 anos, em quatro salas, em horário integral. Essa nova creche vai somar a esta já existente e comportará até 120 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 60 crianças em período integral. A previsão é de que ela seja concluída em junho do ano que vem.
Paralelo à construção da creche, foram iniciadas as obras de dois módulos de Estratégias de Saúde da Família (ESF). Serão cerca de seis mil pessoas beneficiadas e o antigo ESF, que no momento funciona em um espaço cedido pela Associação de Moradores, vai continuar a atender os moradores. A previsão é de que as unidades de saúde estejam prontas em sete meses.
Outro problema do bairro será solucionado em alguns meses pela prefeitura. A Escola Municipal Orlando Gonçalves atende a alunos do pré ao 5º ano, mas os estudantes do 2º segmento precisam sair do bairro para estudar. Com a construção da nova escola, que terá início na próxima semana, isso não será mais preciso. A nova unidade educacional vai acolher a cerca de 600 alunos, do 1º ao 9º ano. A escola terá 12 salas, distribuídas em dois pavimentos. Os estudantes terão acesso ainda a uma biblioteca, um auditório com 42 assentos, laboratório, pátio coberto, entre outros. A previsão de entrega é de um ano.
- Estamos recuperando um planejamento que não houve anteriormente, quando optaram por construir o empreendimento do Minha Casa Minha Vida, na Banqueta. Estamos construindo novos módulos para tratar a saúde na ponta, nos bairros. Nós também iniciamos a construção de uma nova creche, mesmo tendo inaugurado o Cemei Vale da Banqueta há alguns meses, pois a demanda na comunidade é grande – explicou o prefeito, que recentemente fez uma visita ao local.