Católicos celebram Nossa Senhora da Lapa

A festividade acontece de 14 a 17 de agosto

Segunda-Feira, 05/08/2019 | Superintendência de Comunicação .

De 14 a 17 de agosto, acontecem as comemorações em honra à Nossa Senhora da Lapa e Nossa Senhora da Boa Morte. As festividades ocorrerão na Igreja da Lapa, onde funciona o Museu de Arte Sacra de Angra dos Reis. Por alguns dias, o prédio centenário deixa de cumprir somente o seu papel museal e volta a ser ocupado por homens e mulheres devotos de Nossa Senhora.
O tema da Festa de Nossa Senhora da Lapa deste ano é “Com Nossa Senhora da Lapa, Sal na Terra e Luz no Mundo” e está sendo organizada pela coordenadora da comunidade católica do Centro, com o apoio das festeiras, sob o comando do Pároco. A Prefeitura de Angra está apoiando a festividade, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
A Igreja de Nossa Senhora da Lapa foi construída por Baltazar Mendes de Araújo, em 1751. A obra foi concluída em um ano e a devoção em Nossa Senhora da Lapa veio com os portugueses para a cidade. Nossa Senhora da Boa Morte passou a ocupar também a Igreja, em 1826, por meio da Irmandade dos Homens Pardos, já extinta. Em 1992, o Museu de Arte Sacra foi aberto, no entanto as comemorações continuaram todos os anos.

PROGRAMAÇÃO

TRÍDUO
Dia 14 de agosto (quarta) – 19h – Dia de Nossa Senhora da Boa Morte
Dia 15 de Agosto (quinta) – 19h – Assunção de Maria
Dia 16 de Agosto (sexta) – 19h

DIA DA FESTA
Dia 17 de Agosto
Alvorada - 6h30
Procissão com saída da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em direção à Igreja de Nossa Senhora da Lapa – 17h
Logo após, missa festiva e corte do bolo.