Angra se prepara para celebrar Corpus Christi

A data religiosa será marcada por missas, confecção de tapetes e pela tradicional procissão pelas ruas da cidade

Segunda-Feira, 17/06/2019 | Superintendência de Comunicação .

Na próxima quinta-feira (20), a comunidade católica celebra Corpus Christi, festa em alusão à Quinta-Feira Santa, na qual Jesus instituiu o Sacramento da Eucaristia.
Em Angra dos Reis, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Centro, vai promover uma programação com missas e confecção dos tradicionais tapetes, que são uma tradição cristã trazida pelos portugueses dos Açores, no século XVIII, e já se tornaram uma manifestação popular. Sobre o tapete, passa uma grande procissão de fieis, que acompanha e reverencia o Santíssimo Sacramento.
A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, apoia a programação e já está trabalhando na coloração das serragens para a confecção dos tapetes. A Secretaria de Serviço Público e a Superintendência de Mobilidade Urbana também prestam apoio à festividade católica.
A programação começa logo pela manhã, às 7h30, com a celebração de uma missa na Igreja Matriz. Logo após, às 8h30, a comunidade começa a se envolver com a confecção dos tapetes, na Rua do Comércio, que será fechada para o trânsito de veículos às 8h.
Às 15h, acontecerá a saída da procissão de Corpus Christi da comunidade da Carioca. Os fieis passarão em procissão pelas Ruas Lincoln Correa da Silva, Professor Lima e Rua do Comércio, em direção à Igreja do Carmo, onde será celebrada uma missa solene.