Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa na próxima semana

Encontro irá discutir políticas públicas na Associação de Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis

Quinta-Feira, 06/06/2019 | Superintendência de Comunicação .

Será realizada no próximo dia 13 (quinta-feira), das 12h às 17h, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na Associação de Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis. O projeto é realizado pelo Conselho Municipal do Idoso e nesta edição possui o tema “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas.”

A ação tem como objetivo principal congregar representações para, além de avaliar a efetividade das ações em execução no âmbito estadual e nacional, discutir e propor medidas que garantam os direitos fundamentais da pessoa idosa nas áreas de saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, educação, cultura, esporte e lazer; políticas públicas promovidas pela União, estados, Distrito Federal e municípios que assegurem os direitos fundamentais da pessoa idosa e garantam um envelhecimento digno, sem qualquer forma de discriminação, de violência e de violação dos direitos humanos da pessoa idosa.

O encontro também irá eleger os delegados para 5ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que acontece no dia 30 e 31 de julho, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A escolha e votação dos delegados titulares e suplentes para a conferência estadual deve levar em conta que Angra dos Reis se trata de município de grande porte (mais de cem mil habitantes), e por isso deve eleger quatro delegados titulares e quatro suplentes.

Os interessados poderão realizar seu credenciamento até o início do evento, na Sala dos Conselhos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania (SDSP), ao lado do Teatro Municipal, e também pelo telefone 3377-8695 ou e-mail seas.cmi@angra.rj.gov.br, indicando o nome completo, telefone, órgão e/ou entidade que representa. Todos os participantes serão certificados. A Associação de Aposentados e Pensionistas de Angra dos Reis, local da conferência municipal, funciona na rua Délio Gomes Ferreira, 140, no Parque das Palmeiras.

PROGRAMAÇÃO
12h – Recepção e lista de presença por eixo temático
12h30 às 12h45 – Leitura e aprovação do regimento interno.
12h45 às 13h45 – Mesa de abertura e debate conferência magna – “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas.”
13h45 às 15h30 – Divisão de grupos de trabalho por eixos temáticos e elaboração de propostas/moções.
15h30 às 16h30 – Plenária para discussão e aprovação/deliberação das propostas/moções.
16h30 às 17h – Eleição dos delegados.
17h – Encerramento.