HGJ realiza mais um mutirão de cirurgia de catarata

Ação contou com a visita do prefeito. Expectativa é fazer 860 operações até outubro

Segunda-Feira, 03/06/2019 | Superintendência de Comunicação .

O Hospital Geral da Japuíba (HGJ), da Prefeitura de Angra dos Reis, realizou nesse fim de semana mais um mutirão para cirurgia de catarata. Mais de 100 cirurgias foram feitas. No sábado, dia 1° de junho, o prefeito de Angra, Fernando Jordão, visitou a unidade de saúde e se encontrou com os pacientes que passariam pelo procedimento, em uma palestra que explicou o procedimento e detalhes sobre a doença. Ele falou sobre o trabalho de reestruturação que sua gestão vem fazendo na saúde do município e, mais especificamente, no hospital municipal da Japuíba.

– Temos que trabalhar para quem não tem plano de saúde. Ou seja, a grande maioria da população. O que estamos fazendo é tornar o HGJ uma referência em saúde para a região – disse o prefeito.

No dia da visita do prefeito, 28 cirurgias foram agendadas para a manhã e outras 28 para o período da tarde. Até o final de outubro haverá mais fins de semana de mutirão para operação de catarata, em intervalos de 15 dias (dois por mês). A expectativa é que mais de 860 cirurgias sejam realizadas. No ano passado, por meio de um primeiro mutirão, 475 cirurgias foram feitas gratuitamente no HGJ. Antes dos mutirões, os pacientes de Angra tinham que acordar de madrugada e enfrentar horas de estrada para serem operados em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Durante sua visita, o prefeito conversou também com outros pacientes do hospital e com profissionais de saúde, enquanto passava por algumas das instalações da unidade. Dentre elas, a Enfermaria Pediátrica, o Almoxarifado e o Centro de Terapia Intensiva, cujos leitos foram todos recentemente equipados com monitores para medir sinais vitais, como freqüência cardíaca, pressão arterial e oxigênio.

Para ter acesso à cirurgia de catarata, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e lá o médico fará um encaminhamento para o Centro Oftalmológico do município, que fica no Hospital Geral da Japuíba. Após consultas e exames, caso os especialistas constatem a necessidade da cirurgia, ela será realizada.