Prefeitura lança plataforma para cadastro de currículos

É o Banco de Talentos, que começa com mais de 80 vagas de emprego sendo oferecidas

Quinta-Feira, 23/05/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra promoveu nessa quarta-feira, dia 23, uma cerimônia para o lançamento do site Banco de Talentos (bancodetalentos.angra.rj.gov.br), que tem como objetivo ser uma plataforma de interface entre candidatos a empregos e empresas que procuram funcionários. A cerimônia foi realizada no auditório da Defesa Civil, no bairro São Bento, e contou com a participação de representantes do setor público e de empresas privadas, além de populares e trabalhadores que buscam uma colocação no mercado de trabalho.

Embora o lançamento oficial tenha sido realizado na quarta-feira, o Banco de Talentos está no ar desde a semana passada, em fase de testes. Nesses primeiros dias, até a data da cerimônia, o site já tinha 7 mil acessos, mais de 1.800 currículos cadastrados e mais de 80 vagas oferecidas, por cerca de 70 empresas já cadastradas, sendo que mais de cem empresas firmaram parceria e devem anunciar vagas nos próximos dias. O potencial de crescimento da plataforma é bem grande, já que, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, setor responsável pelo projeto, Angra dos Reis possui em torno de 16 mil empresas, contando as micro e pequenas. Nesta semana, as empresas já estão começando a chamar para processos seletivos.

A proposta do site é colaborar com a redução do desemprego e fomentar a atividade produtiva no município, aproximando trabalhadores e empregadores. O candidato à vaga de emprego não precisa inserir nenhum documento ou currículo. As informações são preenchidas online, na página, e o candidato ganha login e senha. As empresas cadastram suas vagas, que ficam visíveis no site. Neste primeiro momento, há vagas para fiscal de loja, cabeleireiro, padeiro, eletricista, soldador, mecânico, encanador, carpinteiro, auxiliar de serviços gerais, dentre outras.

No dia da cerimônia foi lançada a versão mobile do site. Duzentos e cinqüenta novos currículos foram cadastrados por meio da nova versão em seu primeiro dia de funcionamento. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico explicaram as funcionalidades da plataforma. A equipe tem visitado empresas locais para promover a nova ferramenta e mostrar as vantagens da contratação por meio dela.

“Esperamos chegar a mil empresas parceiras em três meses e, muito em breve, a 10 mil currículos”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, João Carlos Rabello. Ele falou ainda sobre outros projetos da pasta, todos no mesmo sentido que o Banco de Talentos: voltados para estruturar e desenvolver a atividade econômica no município. Dentre eles, uma escola de maricultura na Ilha Grande, um programa de intercâmbio para melhores alunos da rede pública municipal e a criação de um parque tecnológico voltado para a produção náutica e naval, petróleo e gás, energia e sustentabilidade.

Os próximos passos do Banco de Talentos são a inclusão de vagas para deficientes físicos e as parcerias para oferecimento de oficinas, palestras e cursos voltados para a capacitação profissional. A parceria com o Senac/Rio já está firmada. A necessidade de especialização foi algo bastante discutido pelos representantes do poder público e também do setor privado.

Para dúvidas, informações ou auxílio na utilização do Banco de Talentos, os telefones são 3377-4507 ou 3368-7413.