UTD-TEA está funcionando em novo local

Com a mudança e ampliação da unidade de ensino, foi possível zerar uma lista de espera de 5 anos para matrículas

Sexta-Feira, 17/05/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Unidade de Tratamento Diferenciado (UTD), mantida pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, está funcionando em um novo endereço, em um espaço bem maior, e ampliou sua capacidade de atendimento. A unidade de ensino é voltada para crianças e adolescentes de 2 a 18 anos que sofrem do transtorno do espectro autista (TEA). A mudança foi iniciada em abril e possibilitou um aumento significativo do numero de alunos, que passou dos 59, no segundo semestre do ano passado, para 96, neste primeiro semestre de 2019. A estimativa é de que esse número possa chegar a até 130 alunos nos próximos semestres.

A UTD continua no Parque das Palmeiras, só que agora na rua Juiz Orlando Caldellas, 183. Com a mudança, foi possível zerar uma lista de espera de cinco anos para matrículas. O novo espaço tem mais que o dobro do tamanho do anterior, que era na rua Milton Basílio Pereira. A estrutura atual conta com seis salas para o atendimento das crianças e adolescentes, sendo cada uma delas para um tipo de atividade. As salas são de psicomotricidade, estimulação cognitiva, estimulação sensorial, autonomia, comunicação e habilidades sociais. A sala de autonomia, por exemplo, simula uma cozinha normal e é onde as crianças treinam pequenos afazeres, como abrir uma geladeira e descascar um alimento.

Outra vantagem da nova casa é o acolhimento para os pais. “Na antiga sede os pais não conseguiam ficar enquanto os filhos eram atendidos. Alguns vinham de longe e precisavam esperar na rua”, conta a coordenadora da UTD. As reuniões de pais podem ser feitas agora no terraço da nova sede. Antes essas reuniões precisavam ser feitas em um espaço emprestado por outra escola.

A estrutura conta ainda com refeitório, cozinha, secretaria, sala de coordenação e uma piscina, que precisa passar por reformas. O espaço está gradualmente passando por algumas adaptações, como nas salas de atendimento usadas pelos profissionais. Dentre as adaptações a serem feitas está a criação de uma sala específica para psicólogos atenderem as famílias. A UTD conta com uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, pedagogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

Esta UTD, voltada para o atendimento de alunos autistas, é chamada UTD-TEA, e se difere da outra UTD da Prefeitura de Angra, que atende alunos com altas habilidades. O atendimento da UTD é sempre no contraturno, ou seja, a criança ou o adolescente estuda normalmente em uma escola comum e, em outro horário, vai para a UTD. É o chamado “atendimento educacional especializado” (AEE).

A unidade atende das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta. O telefone é 3368-5171. Para ser atendido, a criança ou adolescente precisa estar matriculado em uma escola do município, ter indicação médica e passar pelas avaliações da UTD.