Serra D´Água vai ganhar área de lazer

O novo espaço terá academia ao ar livre e playground. Bairro também está recebendo obra de drenagem e melhorias no posto de saúde

Sexta-Feira, 10/05/2019 | Superintendência de Comunicação .

Um sonho bem antigo dos moradores do bairro da Serra D’Água começou a tomar forma nesta semana. Em breve a localidade vai ganhar uma praça na área central, próxima à rodovia RJ-155, com playground e uma academia ao ar livre. Os serviços estão sendo executados pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria de Serviço Público ( Coordenadoria da Regional).

O anúncio da construção foi feito pelo prefeito durante uma visita ao bairro, nesta semana. O projeto tornou-se viável após um empresário da região doar parte de seu terreno para a implantação da área de lazer. A academia ao ar livre que será instalada na praça é de aço inoxidável. Os equipamentos são multiuso e indicados para todas as faixas etárias.

O bairro da Serra D’Água também está recebendo outras melhorias, como a reforma da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O local recebeu telhado novo e reparo na rede elétrica. Agora a equipe da Coordenadoria Regional está finalizando as pinturas das paredes e das portas. Durante a visita que fez à unidade de saúde, na segunda-feira (6), o prefeito informou que o dentista voltará a atender no local em duas semanas e que dentro deste prazo um novo ar-condicionado será instalado na ESF.

Outra obra importante e esperada há mais de cinco anos pela comunidade era a drenagem da Rua Jequitibá (no local conhecido como Ranário), que está sendo feita com o objetivo de acabar com os alagamentos que vinham acontecendo. A rede de drenagem que está sendo implantada é de 170 metros, com manilhas de 800mm de diâmetro e vai beneficiar mais de 30 famílias.

- A prefeitura se organizou financeiramente e está realizando obras em diversas áreas e bairros, como a Serra D’Água, por exemplo. Os equipamentos da academia ao ar livre já estão na Regional e, em breve, serão instalados na praça – informou o prefeito.

Estão sendo executadas também obras visando à segurança dos moradores da região. Uma calçada ao longo da estrada que liga a Serra D’Água ao Zungu dará mais proteção aos pedestres que circulam entre os dois bairros. O local é movimentado, com bastante circulação de carros, motos, ônibus e pedestres, e a calçada era um pedido antigo.

Enquanto algumas obras estão em execução, outras já foram finalizadas. Uma parceria da prefeitura com a comunidade foi fundamental para a reabertura de um posto de polícia na entrada do bairro, em março do ano passado. Os moradores, comerciantes e empresários doaram materiais de construção e a prefeitura executou a obra e colocou no local uma viatura comprada pelo governo municipal. Os policiais são contratados pelo Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), financiado em Angra pela Prefeitura.

Recentemente também ficou pronto um abrigo de passageiros na estrada do Zungu, próximo ao Morro do Pão. Agora os moradores têm onde se abrigar em dias de sol e chuva para esperar o ônibus. Outra melhoria foi a reforma de uma das pontes de pedestres existentes no bairro. Foram trocadas as tábuas do piso, guarda-corpo e o local ganhou pintura nova.