Revisão do Plano Diretor cada vez mais participativa

Prefeitura faz reunião com movimentos sociais e convida a população para participar do processo

Segunda-Feira, 01/04/2019 | Superintendência de Comunicação .

O processo de Revisão do Plano Diretor do município de Angra dos Reis está cada vez mais participativo. Além das oficinas nas comunidades que ocorreram nos últimos meses, duas importantes reuniões com movimentos sociais aconteceram em março.
No dia 11, o encontro foi com representantes do Núcleo Comunitário de Sustentabilidade do Retiro (NCS-Retiro); da Sociedade Angrense de Proteção Ecológica (SAPÊ); do Fórum Contra a Privatização da Ilha Grande (FCP-Big); do Instituto de Educação de Angra dos Reis (IEAR-UFF); da Companhia da Lua/Ateneu e do Conselho de Cultura de Angra dos Reis – CCAR.
Já no dia 18, a reunião foi com representantes da Aldeia Indígena Sapukai e da Associação de Remanescentes do Quilombo da Santa Rita do Bracuí, que foram informados sobre a metolologia que vem sendo aplicada na Revisão do Plano Diretor.
- Nos colocamos à disposição para receber de cada movimento social propostas e informamos sobre a Conferência que vai ser realizada no próximo sábado (6), às 9h, no auditório da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, no São Bento. Ressaltamos ainda a importância de cada um nesse processo e demonstramos resultados dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos há mais de 6 meses – explicou o secretário executivo de Planejamento e Gestão Estratégica.
Para ter mais celeridade, o processo de conclusão da Revisão do Plano Diretor vai contar com o apoio da assessoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Nossa expectativa é de que o processo seja concluído em 10 meses. Com os seis já em andamento, serão ao todo 16 meses de trabalho – frisou o secretário, acrescentando que já foram recebidas 700 propostas com a participação de quase 300 pessoas em todo o processo até agora.
Depois de finalizada esta etapa, serão realizadas oficinas temáticas sobre os conflitos existentes no município, em relação à política urbana, ordenamento do território, controle de expansão, uso e ocupação do solo.
O Revisão do Plano Diretor de Angra dos Reis está sendo organizada pela Prefeitura de Angra, através das Secretarias Executivas de Planejamento e Gestão Estratégica (Superintendência de Políticas Públicas) e Meio Ambiente.
A população de Angra dos Reis ainda pode participar do processo de revisão do Plano Diretor através do site http://planodiretor.angra.rj.gov.br. Nele, o cidadão vai conseguir acompanhar a agenda e todo cronograma, acessar atas, relatórios e propostas sistematizadas, além de poder participar da Consulta Pública. Outra forma de participação é através do aplicativo Colab, disponível para Android ou IOS.