Começam as demolições para a duplicação da Ayrton Senna

Um galpão, localizado próximo ao Ateliê Paulo de Lira, foi totalmente demolido na manhã desta segunda (18)

Segunda-Feira, 18/03/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra iniciou, na manhã desta segunda-feira (18), o processo de demolição das construções que ficam na Avenida Ayrton Senna, no trecho ao lado do Iate Clube Aquidabã. A ação vai possibilitar que a via seja duplicada, solucionando um dos principais gargalos no trânsito da cidade nos horários de rush.
O primeiro imóvel que foi totalmente demolido foi um galpão, que fica ao lado do Ateliê Paulo de Lira. Mais quatro construções vizinhas cederão parte do terreno para a realização da obra, que está sendo feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, por meio da Secretaria Executiva de Obras, com custo inferior a R$ 8 milhões.
O prefeito acompanhou a demolição, que contou com o apoio da equipe da Secretaria Executiva de Serviço Público.
- Essa é uma obra importante de remodelação de toda a via e duplicação principalmente desse trecho, perto do Aquidabã, que fica muito congestionado em determinadas horas do dia. Depois de pronto, vai ficar muito bonita a avenida, com ciclovia e iluminação de LED – informou o prefeito.
Além disso, o artista plástico Paulo de Lira vai adotar uma pequena praça que será implantada próxima ao seu ateliê.
- Com a autorização da Prefeitura, vamos cuidar do paisagismo da praça e construir uma escultura em concreto. Entrando ou saindo da cidade, as pessoas verão três barquinhos, com quase dois metros e meio de altura, que representam a cidade de Angra dos Reis e os Três Reis Magos – destacou Paulo de Lira, que recebeu os agradecimentos do prefeito.

Andamento das obras
De acordo com o secretário executivo de Obras, as obras de duplicação da Avenida Ayrton Senna da Silva e a readequação viária da Avenida das Caravelas estão dentro do cronograma.
No primeiro trecho, que começa na linha férrea próxima à Santa Casa e vai até a entrada principal do Iate Clube Aquidabã, já foi realizado o recapeamento da pista já existente, faltando apenas a demarcação viária e sinalização, que serão feitas ao final da obra.
No segundo trecho, que vai desde a portaria do Aquidabã até a Praça Stela Maris, perto da rodoviária, já começaram as demolições das construções. Nesta extensão, a pista de rolagem será duplicada e receberá calçada e ciclovia. Além disso, o sistema de rede de drenagem pluvial e o canteiro central serão revitalizados.
Já no terceiro e último trecho, que começa da Praça Stela Maris e vai até a entrada do bairro Marinas, foram feitos troca de solo e alargamento da Praia da Chácara.
- Agora vamos dar início à fase de colocação de meio-fio e construção de um muro de contenção na entrada do shopping Piratas – informou o secretário de Obras, explicando que nesse espaço as pistas serão readequadas para atender as necessidades do projeto, que contará com uma nova rotatória.