Parceria garante conclusão da ESF Frade

Prefeitura e Eletronuclear se uniram para concluir obra iniciada em 2016

Segunda-Feira, 18/03/2019 | Superintendência de Comunicação .

Depois de vários anos paralisada, a obra da Estratégia de Saúde do Frade (ESF), que fica ao lado do SPA, foi retomada através de uma parceria entre a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Saúde, e a Eletronuclear. Na última semana, uma vistoria foi feita no local pela equipe que está desenvolvendo o projeto.
A continuidade da obra foi garantida após o prefeito de Angra ter um feito um pedido diretamente ao presidente da Eletronuclear. A melhoria no prédio vai começar pela parte elétrica.
O projeto conta com três consultórios, sala de vacinação, consultório ginecológico com banheiro, consultório odontológico, sala de nebulização, entre outros espaços. Tudo construído em uma área de aproximadamente 408 m² , tendo a parte externa aproximadamente 1.205 m², atendendendo as normas do Ministério da Saúde.
O prédio foi erguido, mas ainda faltam alguns serviços para que ele possa ser utilizado pela população. Na área interna ainda são necessárias instalação elétrica, colocação de portas, pintura das paredes e teto, instalação de pias e vasos sanitários, entre outros. Já a parte externa ainda carece, entre outras coisas, da troca de telhas quebradas, finalização do sistema de tratamento de esgoto, construção de rampas de acesso e paisagismo.
A unidade vai abrigar três módulos de saúde da família, atendendo a mais de 11 mil pessoas. Todos esses pacientes já recebem atendimento médico, mas os módulos ficam espalhados pelo bairro e agora será feito um reordenamento.
- Toda a população do Frade será atendida neste complexo, que será uma Clínica da Família, tendo em vista a obra que vai acontecer no SPA Frade (em fase de licitação). Ele vai abrigar outros módulos e dessa forma conseguiremos concentrar o atendimento em saúde e atenção primária para toda a população. Vamos conjugar também com especialidades médicas e atendimento 24 horas, quando as duas obras estiverem concluídas – explica o secretário de Saúde.
Essas duas obras fazem parte de um planejamento estratégico. Quando a licitação do SPA Frade estiver pronta, o atendimento será transferido, provisoriamente, para o novo espaço do ESF Frade, que já estará finalizado.
- Com isso poderemos tocar mais rápido a obra do SPA Frade, sem haver nenhum tipo de interrupção, tanto no atendimento 24 horas, como nas ESFs que já estão em outros lugares – destacou o secretário.


Secretarias relacionadas: Saúde