Defesa Civil monitora chuvas em Angra

Agora há pouco foi enviado um SMS de evacuação para o Morro da Boa Vista, no Parque Mambucaba, devido ao grande volume de chuva

Quarta-Feira, 13/02/2019 | Superintendência de Comunicação .

Embora venha chovendo forte em alguns bairros desde ontem, em Angra dos Reis não há registros de alagamentos de residências, nem deslizamentos, quedas de árvores e nenhuma das sirenes de alerta e alarme precisou ser acionada até o momento, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Mas a Prefeitura, através do órgão, segue em estado de alerta e emitiu agora há pouco um alarme de evacuação, por mensagem de texto, para o Morro da Boa Vista, no Parque Mambucaba, devido ao alto índice pluviométrico no local. Um ponto de apoio foi aberto na Escola Municipal Frei Bernardo,
A maior preocupação no momento não é a chuva e sim a saturação do solo. Com o solo encharcado, aumenta o risco de deslizamentos.
A previsão para as próximas horas é de chuva forte, mas a Defesa Civil segue monitorando a situação. O órgão solicita às pessoas que moram em áreas de encostas ou propensas a alagamentos que fiquem atentas aos próximos informes enviados por SMS e ao alarme das sirenes. Em caso de emergência, a população deve ligar para o telefone 199.
Para evitar mais alagamentos, equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria Executiva de Serviço Público, promoveram uma revisão de toda a rede de drenagem de águas pluviais do município, principalmente dos pontos de alagamento.
Para receber os alertas da Defesa Civil no telefone é simples. Basta enviar um SMS para o número 40199 e informar na mensagem de texto o CEP de sua residência.
Ao contrário de outras cidades que decretaram ponto facultativo e cancelaram as aulas, em Angra as escolas municipais funcionam normalmente.