Prefeitura vai reconstruir calçadão do Frade

Obra já começa na quinta-feira (17) e deve durar três meses

Terça-Feira, 15/01/2019 | Superintendência de Comunicação .

O prefeito esteve, no fim da tarde de ontem (14), no Frade para assinar, junto com a população, a ordem de serviço para a reconstrução do calçadão próximo à praia do bairro. O serviço já começa na quinta-feira (17), será comandando pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria Executiva de Obras, e tem a previsão de durar três meses.
A obra, que inclui 137 metros lineares, consiste no enrocamento de pedras de 50 a 200 kg para a proteção do costão da praia contra a erosão provocada por ressacas. Vai custar R$607.314,33 e será executada pela empresa vencedora da licitação. A melhoria do local era uma obra aguardada há mais de três anos pela população, mas, ultimamente, entraves no Inea eram os obstáculos para que a Prefeitura iniciasse a reconstrução. Finalmente, no dia 8 de janeiro deste ano a licença foi assinada e a obra liberada.
- Essa obra era um compromisso nosso. Todos sabem como peguei o município, mas estamos trabalhando firme. Já podíamos ter começado essa obra, mas existia a questão ambiental. Vai ficar uma obra bonita, vamos caprichar aqui e embelezar o Frade – destacou o prefeito, informando ainda que a Prefeitura está trabalhando em parceria com o hotel existente na localidade para despoluir a Praia do Frade.
A assinatura da ordem de serviço foi prestigiada por muitos moradores e também pelo presidente da Câmara e mais três vereadores, incluindo o autor da indicação solicitando a obra. Em sua fala, o prefeito ressaltou a luta dos parlamentares para que o serviço fosse realizado. Já os vereadores parabenizaram a população.
- Parabéns a vocês que cobraram. Vocês pagam seus impostos e precisam cobrar mesmo, mas também precisam reconhecer quem luta por vocês. Quando se dá um incentivo a uma pessoa que está fazendo algo, ela tem vontade de fazer mais – destacou o presidente da Câmara Municipal.
Durante a cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade fez questão de ressaltar o trabalho e o empenho de uma servidora da Prefeitura que foi persistente e fundamental para que a licença junto ao Inea fosse obtida.
A assinatura da ordem de serviço foi prestigiada ainda por diversos secretários, incluindo a primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, e o vice-prefeito.
- A vontade do prefeito era ter feito a obra ainda no ano passado, mas não esperávamos tantos entraves burocráticos - informou o vice-prefeito.
No final do evento, o padre Gilson rezou um Pai Nosso e comemorou a obra, representando toda a população.
- Vejo o calçadão todo domingo e rezávamos a Deus pedindo pela obra – afirmou o padre.

Mais melhoria

Além da reconstrução do calçadão, os moradores do Frade receberam outra boa notícia do prefeito. Acontece hoje (15) a licitação para a construção de muro em alvenaria de pedra (contenção do canal) da Rua Beira Rio e reconstrução da galeria no cruzamento com a Rua Rio Grande.
Essas obras beneficiarão cerca de 50 famílias, vai custar aos cofres do município R$863.132,26 e tem prazo previsto de conclusão para 180 dias.