Angra passa a contar com câmeras de vídeomonitoramento

Cinco equipamentos já estão em funcionamento. A previsão é que até sexta-feira (17), os outros 90 sejam instalados.

Segunda-Feira, 14/01/2019 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra avança no processo de reimplantação do Sistema de Vídeomonitoramento no município. Ao todo, a cidade vai contar com 51 câmeras de vídeomonitoramento urbano e outras 44 de reconhecimento de placa veicular, na região central e ao longo da Rodovia Rio-Santos. Até o momento, cinco câmeras estão em funcionamento e a expectativa é que, até a próxima sexta-feira (17), as demais 90 estejam instaladas.
- Muita gente tem confundido as câmeras de monitoramento com radares, mas não são. Eles não geram multa ao cidadão. Nosso objetivo é colaborar com a segurança da nossa cidade, além de auxiliar na gestão de riscos, no ordenamento do trânsito e na gestão urbana – explicou o prefeito, que solicitou a inclusão de novas seis câmeras ao projeto inicial, incluindo a Igreja do Bonfim e a Praia Grande.
Ao longo da Rio-Santos, de Garatucaia ao Parque Mambucaba, serão instaladas 13 câmeras. Para isso, o município aguarda a liberação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Estas câmeras não gerarão multa e permitirão o controle de acesso de entrada e saída de veículos em toda a cidade, inclusive colaborando no mapeamento de rotas utilizadas pelo tráfico de drogas. Esta novidade possibilitará ainda o monitoramento de veículos que possam estar envolvidos em acidentes, furtos e roubos, danos ao patrimônio público e privado, além de permitir o controle de gestão de tráfego de veículos.
O planejamento e a viabilização do projeto ficaram a cargo da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, através da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica e da Secretaria de Administração. Já a coordenação do processo de reimplantação e a operacionalização do Centro de Gerenciamento de Operações (CGO) estão sendo executadas pela Superintendência Municipal de Segurança Pública.