Duplicação de avenida é anunciada nos 517 anos de Angra

Prefeito também assinou, na ocasião, o decreto que regulamenta a Lei de Incentivo à Cultura e o edital do Fundo Municipal de Cultura

Segunda-Feira, 07/01/2019 | Superintendência de Comunicação .

A comemoração dos 517 anos de Angra dos Reis teve tudo o que tradicionalmente tem: Corrida dos Santos Reis, Corte do Bolo, Folia de Reis e queima de fogos. Mas, desta vez, incluiu algo mais, boas notícias para a população angrense: a assinatura do decreto que regulamenta a Lei de Incentivo à Cultura e do edital do Fundo Municipal de Cultura e a ordem de serviço para as obras de duplicação da Avenida Ayrton Senna.
A festa de aniversário de Angra começou às 20h de sábado (5) com a Corrida dos Santos Reis. Como manda a tradição, a noite contou ainda com a apresentação do grupo de folia Irmãos Moreira, que exatamente a meia-noite bateu às portas da Prefeitura, que foi aberta pelo prefeito, Fernando Jordão. Em seguida, teve início a queima de fogos, enquanto a Banda do Colégio Naval executava os hinos Nacional e de Angra dos Reis.
No salão do Palácio Raul Pompeia, sede da Prefeitura, ficou o enorme bolo que foi distribuído à população. Dentro dele, como manda a tradição, estavam uma aliança e uma moeda. Reza à lenda que quem acha a aliança vai casar e quem encontra a moeda fica rico.
Antes do Corte do Bolo, vieram as boas notícias para Angra dos Reis. O prefeito assinou o decreto que regulamenta a Lei de Incentivo à Cultura e o edital do Fundo Municipal de Cultura. Com isso, o movimento cultural receberá cerca de R$ 1,5 milhão de incentivo fiscal para a realização de diversos projetos no setor. Também foi informado que o Fundo Municipal de Cultura já está incluído no orçamento para este ano.
A notícia mais aguardada veio na sequência: a assinatura da ordem de serviço para as obras de duplicação da Avenida Ayrton Senna e a readequação viária da Avenida Caravelas, o que vai acabar com os gargalos no trânsito existentes atualmente na Praia do Anil.
- Angra completa hoje 517 anos e é um orgulho eu estar, mais uma vez, como prefeito de vocês. A obra na Avenida Ayrton Senna não será apenas a duplicação. O projeto vai conter ciclovia, iluminação de led, demolição das casas. Vamos entrar seis metros para dentro do Aquidabã, já combinamos com o clube. Vamos fazer um novo trevo de entrada da cidade e melhorias no acesso do bairro Marinas até a Santa Casa. É uma nova frente da cidade, acabando com aquele gargalo na Praia do Anil – explicou o prefeito de Angra.
Outras melhorias para a cidade, ao longo deste ano, também foram anunciadas, como a reconstrução do calçadão do Frade, a obra de esgotamento sanitário de Monsuaba e a construção de uma adutora no Parque Mambucaba, para minimizar a falta de água.
Além de todas as obras e projetos já anunciados para 2019, o prefeito está otimista em relação ao bom relacionamento com os governos estadual e federal.
- Vamos viver um novo momento do estado do Rio de Janeiro com o novo governador, a quem eu acompanhei em uma viagem a Israel, onde conhecemos bastante tecnologia na área de segurança. Ele será um grande parceiro de Angra dos Reis. O presidente só tem falado de Angra, então a Prefeitura se antecipou e preparou um projeto com tudo que depende do Governo Federal para eu ir a Brasília entregar ao presidente da República, que ama nossa cidade e tem casa na Vila Histórica de Mambucaba. Então, acho que Angra terá um momento único – afirmou o prefeito, que estava acompanhado na cerimônia pela primeira-dama e secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, élia Jordão e das duas filhas do casal.
Os servidores não foram esquecidos pelo prefeito. Ele aproveitou a ocasião para anunciar que, nesse ano, concederá reajuste ao funcionalismo. Também fez um apanhado de realizações de seu governo, como as duas creches inauguradas no Parque Mambucaba, a ótica que vai distribuir óculos gratuitamente para estudantes da rede pública e idosos que recebem até dois salários mínimos, além da inauguração do Centro de Reabilitação e Clínica da Dor, reabertura da UPA e reestruturação do HGJ.
Para que possa continuar realizando obras e projetos, o prefeito espera contar com o apoio da Câmara Municipal, que foi representada na cerimônia de aniversário de Angra por sete vereadores.
- Nossa cidade precisa de desenvolvimento, de geração de emprego, precisa que os moradores sorriam felizes e eu acredito que o prefeito e seu secretariado, junto com o Poder Legislativo e o Poder Judiciário têm que trabalhar junto para dar carinho, sustentação e que Angra seja uma cidade autossustentável. Eu acredito que esse momento chegou, nossa cidade vai avançar e o povo com certeza vai sorrir feliz - destacou o presidente da Câmara Municipal de Angra dos Reis.
A cerimônia do Corte do Bolo, além de ter sido prestigiada pela população angrense, contou ainda com a participação de diversos secretários municipais e da repórter e apresentadora, Adriana Bombom.

A festa continua

Depois da cerimônia na sede da Prefeitura a festa continuou na Praia do Anil. O clima era de tranquilidade e os angrenses e turistas puderam se divertir ao som de Zampaglione e Banda e do cantor Ed Motta e o seu “Baile do Flash Back“.
Na programação de domingo (6) ainda constaram o Hasteamento das Bandeiras e o Café da Manhã Comunitário, no Morro do Carmo, e uma Missa Festiva na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade, eventos que contaram com a presença do prefeito.