Câmeras de videomonitoramento estão sendo reinstaladas

A previsão é de que parte do sistema, que terá aparelhos de monitoramento e de leitura de placa veicular, esteja em funcionamento ainda neste ano

Quarta-Feira, 19/12/2018 | Superintendência de Comunicação .

As câmeras de vídeomonitoramento estão em processo de reimplantação em Angra dos Reis. Estarão espalhadas por toda a cidade 45 delas, acompanhadas de outras 44 câmeras que farão o reconhecimento de placa veicular. Além de colaborar com a segurança pública, o Sistema de Monitoramento vai auxiliar ainda na gestão de riscos de desastres, fiscalização, segurança no trânsito e na gestão urbana.
As câmeras de leitura de placas permitirão o controle de acesso de entrada e saída de veículos em toda a cidade, inclusive colaborando no mapeamento de rotas utilizadas pelo tráfico de drogas. Esta novidade possibilitará ainda o monitoramento de veículos que possam estar envolvidos em acidentes, furtos e roubos, danos ao patrimônio público e privado, além de permitir o controle de gestão de tráfego de veículos.
O planejamento e a viabilização do projeto ficaram a cargo da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, através da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Estratégica e da Secretaria de Administração. Já a coordenação do processo de reimplantação e a operacionalização do Centro de Gerenciamento de Operações (CGO) estão sendo executadas pela Superintendência Municipal de Segurança Pública.
Para melhorar o resultado do monitoramento, o município está em negociação avançada com o Estado para a celebração de um convênio que vai permitir ainda a adesão de Angra dos Reis a um Sistema Inteligente de Gerenciamento de Informação.
Se tudo correr como o planejado, o sistema voltará a funcionar, com algumas câmeras, ainda neste ano.