Prefeitura amplia vagas de educação em tempo integral

Em 2019 serão oito escolas oferecendo o serviço e cerca de 900 alunos sendo beneficiados

Terça-Feira, 18/12/2018 | Superintendência de Comunicação .

O ano de 2019 vai chegar com outra ótima notícia para a educação. A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, vai dobrar a quantidade de escolas em tempo integral no município. Atualmente quatro unidades funcionam de manhã e de tarde, atendendo a 450 estudantes. No próximo ano serão oito escolas que receberão 900 alunos, desde o pré-escolar até o 5º ano do Ensino Fundamental.
As escolas que funcionam em período integral nos dias atuais são: E.M. Maria Hercília Cardoso de Castro, na Vila Velha; E.M. João Carolino dos Remédios, no Morro da Glória; E.M. Benedito dos Santos Barbosa, na Monsuaba e E.M. Monsenhor Pinto de Carvalho, na Ilha Grande.
No próximo ano serão contemplados os seguintes bairros: Sapinhatuba I (E.M. Antônio Joaquim de Oliveira); Sapinhatuba II (E.M. Profª Adelaide Figueira); Sapinhatuba III (E.M. Zita de Oliveira Soares) e Lambicada (E.M. Francisco Xavier Botelho).
O atendimento em tempo integral da E. M. Benedito dos Santos Barbosa, na Monsuaba, será transferido para a E.M. Leopoldo Américo Miguez de Mello, na Vila da Petrobras.
Os estudantes da educação integral têm uma carga horária de sete horas diárias e recebem quatro refeições: desjejum, colação, almoço e lanche da tarde. Essas unidades de ensino oferecem além dos conteúdos da grade curricular tradicional, oficinas pedagógicas, tais como: Arte, Educação Física, Meio Ambiente, entre outras, que promovem o desenvolvimento integral do educando nos seus aspectos físico, afetivo, cognitivo, social, histórico, ético e estético.
- A Secretaria de Educação está investindo na melhoria da qualidade da Educação Pública e da convivência social para ampliar o acesso ao conhecimento e aos bens culturais, contemplando assim o Programa Comunidades de Angra e ainda a necessidade apontada em outras localidades – destacou a secretária de Educação.
Além da ampliação na educação integral, a Prefeitura vai aumentar também a oferta da educação infantil. O Parque Mambucaba vai receber duas novas unidades, que juntas vão atender 700 crianças de 0 e 5 anos de idade. Uma será a creche construída em parceria com o Governo Federal, na Avenida Francisco Magalhães de Castro, na entrada do bairro. A outra é a Escola Municipal Dolores, antigo Centro Municipal que foi municipalizado. A previsão é de que as inaugurações aconteçam no dia 27 deste mês.