Animais começam a ser castrados

Prioridades serão gatos e cachorros de rua

Terça-Feira, 27/11/2018 | Superintendência de Comunicação .

Tiveram início hoje (27) as cirurgias de castração de animais, promovidas pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, via Secretaria Executiva de Meio Ambiente. Por dia, durante a semana, serão realizadas cerca de quatro cirurgias. O primeiro bichinho a ser castrado foi um dos cachorros resgatados de um apartamento do Condomínio Vale da Banqueta, há alguns meses. Ele foi avaliado e encaminhado para tratamento e hoje estava apto para ser operado.
- A prioridade nesse primeiro momento são animais que vivem nas ruas, uma vez que lá não há alguém que possa controlar o período de cio, como um animal domiciliado, por exemplo – explicou a diretora do Departamento de Bem-Estar Animal, da Secretaria Executiva de Meio Ambiente.
As cirurgias estão sendo realizadas na clínica ganhadora da licitação, que fica localizada em Angra. Como os animais são de rua, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente conta com a parceria dos protetores do município para oferecer um lar temporário aos bichinhos no período do pós-operatório. Todas as medicações necessárias após as cirurgias também serão fornecidas pela Prefeitura.
Neste primeiro momento foi feita uma contratação direta, com recurso do Fundo Municipal do Meio Ambiente, que garantiu que mais de 100 castrações possam ser realizadas, mas a Prefeitura está promovendo a licitação para a aquisição de um trailer castramóvel que vai percorrer os bairros oferecendo o serviço de castração animal gratuitamente.
Doações de castração também são mais do que bem-vindas. Empresários que desejem ajudar podem entrar em contato com a Secretaria Executiva de Meio Ambiente através do número (24) 33684435 e realizar sua contribuição. O mesmo telefone é utilizado para tirar as dúvidas da população sobre a causa animal.