Mutirão de catarata: mais 87 cirurgias são realizadas

Prefeitura está licitando mais 800 operações para o próximo ano

Segunda-Feira, 12/11/2018 | Superintendência de Comunicação .

Mais 87 pessoas puderam voltar a enxergar melhor neste final de semana, depois de passarem pelo mutirão de cirurgia de catarata, realizada no Hospital Geral da Japuíba (HGJ). No sábado (10), o prefeito foi acompanhar alguns procedimentos e aproveitou para conversar com os pacientes e seus familiares.
- Eu estive no HGJ, conversei com os pacientes que não enxergavam direito, as pessoas estão felizes agora. A coisa mais linda é poder enxergar direito – frisou o prefeito.
Antes dessas 87 cirurgias, outras 375 já haviam sido feitas, de julho até agora. Para o próximo ano estão sendo licitadas mais 800.
- Eu já fiz a cirurgia da vista esquerda e agora vou fazer a da direita. É bom não precisar ir para o Rio, pra Resende. A minha recuperação foi tranquila, meu olho agora parece até um farol de milha - brincou o senhor Benedito Ribeiro Gonçalves enquanto aguardava a sua vez de subir para o centro cirúrgico.
Dentro do programa “Saúde no Olhar”, além de consultas ambulatoriais com oftalmologistas e do mutirão de cirurgias de catarata, outra novidade está bem próxima de se tornar realidade, a “fábrica de óculos”. A previsão é de que até o final do ano ela esteja funcionando, também no HGJ.
Aproveitando a visita que fez ao Hospital, o prefeito fez questão de convidar os pacientes e seus acompanhantes que aguardavam pela cirurgia de catarata, para conhecer a sala onde vai funcionar a “fábrica de óculos”.
O local vai fabricar e distribuir óculos gratuitamente para as pessoas carentes do município, que não podem comprá-lo em óticas. As prioridades serão para os idosos e alunos da rede pública de ensino.