Meio Ambiente resgata animais abandonados em residência

Segundo denúncia, cachorros estavam abandonados há 20 dias, sem alimentação e outros cuidados

Quarta-Feira, 24/10/2018 | Superintendência de Comunicação .

A equipe do Meio Ambiente da Prefeitura de Angra, com o apoio de policiais militares lotados no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), resgatou dois cachorros abandonados pelos donos em um apartamento no Condomínio Vale da Banqueta, na última sexta-feira (19).
O resgate só foi possível depois que os vizinhos denunciaram os maus tratos contra os animais, que estariam trancados da residência, há 20 dias, sem alimentação e outros cuidados. Com as informações, a equipe do Meio Ambiente foi imediatamente ao local, onde identificou o crime e resgatou os cachorros, que estavam muito debilitados. Hoje, os animais estão em um lar temporário recebendo todos os cuidados necessários. Os donos serão notificados e multados pelo crime de abandono e maus tratos contra os animais.
- Adoção responsável significa o tutor ter a consciência de que ele esta se tornando responsável por aquela vida. Um animal vive em média 15 anos e, durante esses anos, ele vai precisar de atendimento veterinário, de cuidados, alimentação de boa qualidade, dedicação de tempo, amor e carinho. Ele tem que ser inserido no contexto familiar, levando em consideração situações de mudança de domicílio ou chegada de um bebê, por exemplo. Sendo assim, todos esses pontos devem ser considerados pelo tutor antes de optar pela adoção de um animal – afirmou a veterinária da Secretaria de Meio Ambiente, que acompanhou toda a ação.
Qualquer cidadão pode denunciar crime de maus tratos contra os animais através do Disque-Denúncia Angra (0300 253 1177), com o custo de uma ligação local, ou pelo APP “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos, sempre com a garantia do anonimato.