‘Saúde Pertinho de Você’ realiza mais 203 exames

Em quatro dias de ação, 454 procedimentos já foram feitos na carreta do projeto

Quarta-Feira, 03/10/2018 | Superintendência de Comunicação .

Depois de passar pelo Frade e pelo Parque Mambucaba, a carreta do projeto “Saúde Pertinho de Você”, desenvolvido pela Prefeitura de Angra, esteve domingo (30) na Monsuaba e, segunda (1ª), no Areal, oferecendo à população exames de mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, densitometria óssea e raio-x digital.
Na Monsuaba foram realizados 99 exames, sendo 23 ecocardiogramas, 1 raio-x, 20 mamografias, 29 desintometrias e 26 ultrassonografias. A população também compareceu na carreta, no Areal, onde foram totalizados 104 atendimentos: 38 ultrassonografias, 36 densitometrias e 30 mamografias. Nos dias 22 e 23 de setembro, quando a carreta esteve no Frade e no Parque Mambucaba, outros 251 exames foram realizados. Ou seja, em quatro dias de ação, o “Saúde Pertinho de Você” possibilitou que 454 exames pudessem ser feitos.
Dona Luci Lisboa Mooro, 78 anos, foi uma das pessoas atendidas na Monsuaba que aprovou o projeto.
- Eu estava esperando para fazer uma densitometria há mais de um ano. Fui a uma clínica particular e a máquina estava quebrada. Então, pra mim, foi uma grande bênção poder fazer o exame, ainda mais no meu bairro. A Prefeitura está de parabéns – avaliou ela.
O prefeito esteve na Monsuaba conversando com a população e ressaltou que o objetivo da ação é exatamente esse: levar para perto dos moradores os serviços que eles necessitam.
- Angra tem mais de 100 quilômetros de extensão, do Parque Mambucaba à Garatucaia, e muitas vezes as unidades de saúde aptas a realizarem os exames estão longe da população. Nosso objetivo é possibilitar que os moradores tenham acesso aos procedimentos em seus bairros, sem se deslocarem para outras localidades e está dando certo! Como sempre falo, administrar é fazer escolhas. E eu escolhi investir na saúde – destacou o prefeito.
O secretário de Saúde explica que o público-alvo do projeto são pacientes referenciados pelas unidades de saúde.
- Esta ação será quinzenal e itinerante, com o objetivo de suprir a demanda reprimida de exames já solicitados pelas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF), ou seja, iremos atender os pacientes que já estavam na fila aguardando atendimento. Caso nem todos os pacientes agendados compareçam, as vagas poderão ser preenchidas por demandas espontâneas – explicou o secretário de Saúde.
A equipe do projeto ‘Saúde Pertinho de Você’ é formada por 11 profissionais: 1 médico ultrassonografista ou cardiologista, dependendo do que será marcado de exame; 4 técnicas de radiologia; 1 técnica de enfermagem; 1 técnico de TI; 1 técnico de engenharia clínica; 1 recepcionista; 1 motorista e um 1 ajudante. Ao longo de um ano, tempo de duração do contrato do projeto, outros exames serão oferecidos para a população.

Secretarias relacionadas: Saúde